A Starbucks está ingressando no universo da moda e do lifestyle esportivo com o lançamento do projeto The House of Coffee, uma série de colaborações focadas na temporada de inverno. A iniciativa foi apresentada na Starbucks Reserve Roastery, em Milão, durante a semana de moda da cidade. Além disso, utiliza o café como inspiração para criar produtos que vão além do consumo imediato.
Para liderar a curadoria, a empresa convidou Sarah Andelman, ex-diretora da Colette, reforçando a estratégia de tratar a marca com a mesma relevância de uma casa de moda. Aliás, a proposta central do projeto, segundo a vice-presidente Esther van Onselen ao WWD, é transformar a marca em algo usável e colecionável.
Para esta estreia, orquestrada pela agência ES_PR, o artista Lucas Zanotto foi escalado para reinterpretar a identidade visual da Starbucks. Conhecido por trabalhos com marcas como Hermès e Lexus, Zanotto criou ilustrações lúdicas em estilo de quadrinhos. Apresentou a icônica xícara da rede com seus tradicionais personagens de olhos marcantes.

Coleções do The House of Coffee, da Starbucks
Ademais, essas ilustrações estampam uma linha de produtos limitados, como sacolas, cadernos, camisetas e pins. Há também de itens exclusivos desenvolvidos com três marcas parceiras: a Nordica, a K-Way e a Poldo Dog Couture. Entre os destaques da colaboração estão um par de esquis profissionais da Nordica nas cores verde e branco da marca, uma jaqueta de chuva da K-Way fabricada em nylon reciclado com os desenhos de Zanotto. E, por fim, uma jaqueta puffer verde com tigela de viagem para cães, criada pela Poldo Dog Couture.
O lançamento conta ainda com instalações artísticas dos personagens de Zanotto espalhadas pela unidade de Milão. O artista, que tem raízes italianas, descreveu o projeto como uma união gratificante entre arte e design. As empresas parceiras celebraram a iniciativa. Além disso, destacaram o espírito criativo e a sinergia entre as marcas envolvidas, que conseguiram transformar o ritual do café em uma narrativa funcional para o dia a dia.