FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Sofisticação com consciência: O que a Copenhagen Fashion Week ensina sobre moda sustentável?

    Durante a Semana de Moda, a capital dita mais do que tendências, revelando como o luxo também se mede pelo impacto positivo

    Copenhagen Fashion Week intensifica a moda sustentável – Reprodução/Getty Images

    Sofisticação com consciência: O que a Copenhagen Fashion Week ensina sobre moda sustentável?

    Durante a Semana de Moda, a capital dita mais do que tendências, revelando como o luxo também se mede pelo impacto positivo

    POR Manuela de Azevedo

    Na cena global da moda, poucos eventos conseguem unir estética impecável e compromisso ambiental como a Copenhagen Fashion Week. Mais do que uma vitrine de tendências escandinavas minimalistas, o evento se consolida como referência em moda responsável. Além de claro, entregar um novo olhar para o luxo consciente.

    Durante a temporada primavera/verão, os desfiles em Copenhague não apenas exibem silhuetas elegantes e tecidos fluidos, mas reforçam um posicionamento claro, a sustentabilidade é o novo statement da moda de alto padrão. Ali, marcas só sobem à passarela após cumprirem 19 requisitos de responsabilidade ambiental. Incluindo uso de materiais reciclados, rastreabilidade da cadeia produtiva e banimento de peles animais.

    Inspirada por esse modelo inovador, a especialista em sustentabilidade e CEO da fashion-tech Etiqueta Certa, Karine Liotino, compartilha dicas práticas para um consumo mais consciente no Brasil. “Moda responsável é sobre impacto positivo. E esse impacto começa com informação e decisão: o que eu compro, de quem, e como uso e cuido das minhas roupas”.

    Saiba mais

    Segundo Karine, a etiqueta da roupa funciona como o CPF da peça. Ela informa composição, origem, cuidados de lavagem e até dados sobre o fabricante. Ao seguir as instruções corretamente, você prolonga a vida útil da peça. O que significa menos descarte e menos compras desnecessárias.

    Assim como a CPHFW promove a circularidade, os consumidores brasileiros podem adotar atitudes simples: comprar em brechós, doar ou vender o que não usam, escolher fibras recicladas ou peças de deadstock. Com informações de etiqueta em mãos, é mais fácil direcionar roupas para reciclagem ou upcycling.

    Marcas que abrem seus processos produtivos e investem em moda local e ética, estão ganhando espaço no Brasil. De acordo com o Índice de Transparência da Moda Brasil, organizado pelo Fashion Revolution, é uma ótima ferramenta para quem quer saber quais empresas estão comprometidas com o impacto socioambiental.

    Na CPHFW, rastreabilidade é regra. No Brasil, iniciativas como o SouABR, do movimento Sou de Algodão, permitem que consumidores conheçam a origem do algodão usado em diversas peças vendidas no varejo nacional.

    Roupas resistentes, versáteis e de fácil manutenção são apostas inteligentes. Elas reduzem a necessidade de novas compras e colaboram com o planeta. Mas é claro, tudo sem abrir mão do estilo.

    Por fim, peças de segunda mão carregam história, autenticidade e um impacto ambiental reduzido. Brechós e bazares são o lugar perfeito para encontrar achados fashion com propósito.

    Não deixe de ver
    Sete décadas! Carolina Dieckmann estrela a mais nova campanha de Primavera/Verão 2025 da Piccadilly
    Lisa chama atenção em red carpet ao usar visual da Maison Margiela de coleção mais recente
    Poder e identidade: Autora enfatiza como a moda africana ancestral inspira dias atuais
    Life by Vivara amplia linha de colecionáveis e lança collab ‘Moments’ com a Disney
    Puma e Louis Gabriel Nouchi transformam o ‘Mostro’ em um tênis-meia super autêntico
    Sarah Jessica Parker é a nova diretora global e sócia da Astrea London e irá lançar coleção
    Focada no frescor, Loewe revela campanha de verão com jovens estrelas
    MAC Cosmetics lança primeira campanha por Nicola Formichetti, repleta de estrelas
    Desmobilia se une ao Havaianas reCICLO e lança móveis feitos de chinelos descartados
    De olho na Front Row! Celebridades roubam a cena durante a London Fashion Week 2025