FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Shein: a marca mais popular do ano é novamente denunciada por plágio

    Varejista chinesa também anuncia ações para melhorar condições de trabalho em suas fábricas após denúncias 

    Shein: a marca mais popular do ano é novamente denunciada por plágio

    Varejista chinesa também anuncia ações para melhorar condições de trabalho em suas fábricas após denúncias 

    POR Gabriel Fusari

    Desde que a Shein virou manchete por conta da falta de transparência em suas cadeias de produção, volume e ritmo ultra acelerados de lançamentos, a marca chinesa tem feito malabarismos para evitar que polêmicas atinjam a reputação e as vendas da empresa. 

    Depois do Channel 4 lançar em outubro o documentário Untold: Inside the Shein Machine, a gigante do varejo tomou a decisão mais radical até então: a criação de um fundo de 15 bilhões de dólares para estruturar sua cadeia de fornecedores para os próximos 4 anos, além 4 milhões para organizar uma auditoria anual surpresa. 

    Os anúncios foram feitos pelo líder global de Meio Ambiente, Governança e Social (ESG). Segundo o porta-voz da empresa, a criação do fundo é uma resposta a um suposto novo comportamento do consumidor de pesquisar como as marcas impactam a sociedade e o meio ambiente, como aponta a pesquisa da Opinion Box, estimando que 67% dos clientes são mais atentos a essas questões nos dias de hoje.  

    Com a verba, a Shein pretende criar o Programa de Empoderamento da Comunidade de Fornecedores, que buscará reformar fábricas que abastecem o site da varejista. 

    Ainda em desenvolvimento, cerca de 30 projetos serão tocados durante o final do ano, resultando 300 projetos firmados até 2026. Caso as fábricas que fazem parte do plano atual não se regularizarem até o fim do ano, poderão responder judicialmente, além de ter demandas de produções diminuídas drasticamente.

    Marca mais popular do mundo

    Em 2022, a varejista online ganhou a posição de marca de moda mais popular do mundo segundo as buscas no Google em 113 países, superando a Nike e a Zara. A Shein ultrapassou a Zara, que estava no topo do ranking no ano passado, o que evidencia o ultra rápido crescimento da popularidade da marca nos últimos 12 meses.

    A popularidade meteórica alcançada pela empresa, fundada apenas em 2008, é reflexo do investimento maciço na expansão dos negócios e tem entre seus maiores mercados o Brasil. Em novembro, na abertura de sua segunda pop-up no país, em um shopping em São Paulo, a marca foi notícia pelas longas filas e brigas entre clientes. O vídeo de uma confusão viralizou na internet.

    Novas denúncias de plágio

    Apesar dos esforços em melhorar a imagem por meio de melhorias nas condições de trabalho em suas fábricas, esse não é o único problema que Shein enfrenta. Esta semana, a marca brasileira Jouer Couture acusou a Shein de plagiar a estampa “Tô calma mas tô nervosa”, uma das mais conhecidas. E esse é apenas um de vários casos de denúncias de cópias da empresa em pouco tempo.

    Além da recorrência de plágio, a Shein também é questionada sobre o descarte de dejetos e sobre a alta escala de produção. Num momento onde a reflexão sobre os impactos ambientais e sociais são urgentes, pairam dúvidas sobre o que de fato é uma revolução sistêmica ou mero greenwashing. 

    Não deixe de ver
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia
    P. Andrade estreia na Paris Fashion Week com coleção que une espiritualidade, tecnologia e regeneração
    Mistério revelado: Vestido de noiva de Lauren Sánchez é assinado por Dolce & Gabbana
    Havaianas se une a LoveShackFancy para nova linha que reinterpreta clássicos
    AllSaints acelera no grid da moda com coleção em parceria com a Williams Racing
    Bratz anuncia collab com Jean Paul Gaultier e lança linha limitada de bonecas inspiradas na grife
    Farm Rio une moda e sustentabilidade em parceria com mulheres Yawanawa
    Emma Stone surge em red carpet com look da Louis Vuitton e reafirma relação de amor com a grife
    Celebridades desfilam estilo e marcam presença nas primeiras filas da Semana de Moda Masculina 2026
    Looks combinando! Rihanna e A$AP Rocky marcam presença em desfile da Dior em Paris