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    Marketing
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    POR Redação

    Espaço criado pela Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent em alusão às lojas dos anos 1960, quando a marca chamava-se Saint Laurent Rive Gauche ©Reprodução

    Update (12.07): De acordo com o “Business of Fashion” e a revista “New York”, apenas a linha de prêt-à-porter, comandada por Hedi Slimane, será renomeada para Saint Laurent Paris. A companhia em si, bem como os produtos de beleza que hoje pertencem à L’Oréal, permanecerão sob a alcunha de Yves Saint Laurent.

    Hedi Slimane ainda nem apresentou sua primeira coleção como diretor criativo da Yves Saint Laurent, mas já está implementando grandes mudanças na marca. Primeiro, o estilista e fotógrafo francês anunciou que executará todo o seu trabalho em seu estúdio em Los Angeles, contrariamente ao que é habitual na maison, que tem sua sede em Paris. Agora, ele resolveu alterar o nome da Yves Saint Laurent para Saint Laurent Paris.

    A mudança, justificada ao “WWD” como uma volta às origens da marca, pretende aproximar a Yves Saint Laurent do que era em seu início, em 1966, quando a linha de prêt-à-porter se chamava Saint Laurent Rive Gauche. De acordo com uma porta-voz da grife, Slimane deseja “restaurar a pureza e essência da maison” que, além de ter seu nome alterado, passará a utilizar a mesma fonte empregada na época. O logo icônico da Yves Saint Laurent, criado em 1961 pelo designer gráfico Cassandre, no entanto, continuará a ser impresso em uma série de produtos, de calçados a itens de maquiagem.

    Logo da Yves Saint Laurent criado em 1961, que será mantido nos produtos da marca ©Reprodução

    Apesar da mudança de nomes não ser totalmente estranha ao mercado europeu de moda – a Chanel e a Dior são exemplos –, no caso da Yves Saint Laurent a alteração parece mais delicada em virtude da grande admiração que seu fundador inspira, além do pouco tempo de seu falecimento, que aconteceu apenas há cinco anos. O “marketing retrô” adotado por Slimane será executado ao longo dos próximos meses e espera-se que a primeira coleção desenvolvida pelo francês para a marca – Primavera/Verão 2013 – já aconteça com a nova nomenclatura.

    Desde que assumiu a direção criativa da Yves Saint Laurent, Slimane tem se negado a dar entrevistas, mas o “WWD” relata que o showroom da marca, com peças de Resort 2013 e da linha masculina, ocorrerá entre os dias 28 de junho e 4 de julho no Grand Palais. Já a grande estreia deve mesmo ocorrer apenas na semana de moda de Paris, que está marcada para o final de setembro.

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