FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Rafaela Sayuri desafia o machismo no skate com nova marca focada nas mulheres

    Questionando a regra não-dita de não produzir vestuário feminino no skate, ela criou a Say Ur

    Class X Say Ur | Divulgação

    Rafaela Sayuri desafia o machismo no skate com nova marca focada nas mulheres

    Questionando a regra não-dita de não produzir vestuário feminino no skate, ela criou a Say Ur

    POR Luxas Assunção

    No último ano, nas Olimpíadas de Tokyo, na estreia do skateboarding como categoria olímpica, as competidoras mostraram de uma vez por todas que o lugar das mulheres é sim sobre um shape de skate. Nomes como Rayssa Leal e Karen Jonz desafiam o machismo no esporte.

    No entanto, o esporte, que surgiu entre jovens surfistas na Califórnia, ainda é uma cena bastante machista. Quando o papo é a moda do skate e o streetwear, isso não é muito diferente: Existe uma espécie de regra não dita entre marcas de skate, de não produzirem vestuário feminino. Além disso, é possível contar nos dedos de uma mão as marcas de skate e streetwear que são capitaneadas por mulheres no Brasil ou mesmo no mundo, hoje. Essas mulheres enfrentam o machismo para criar um vestuário que as contemple com estilo e performance dentro do universo do skate. 

    Class X Say Ur | Divulgação
    Class X Say Ur | Divulgação

    É o caso de Rafaela Sayuri, fundadora da marca Say Ur e co-fundadora da Class que começou a praticar o esporte aos 16 anos: “Quando um homem começa a andar de skate, ele rapidamente encontra uma crew, um grupo. Quando comecei a praticar, eu andava sozinha” conta. Foi nessa época, que Rafaela Sayuri conheceu Eric Cesar, que havia recentemente parado de praticar skate ao se machucar e juntos fundaram a Class, uma das gigantes do streetwear nacional, fundada ainda em 2014. “Não precisamos de uma pesquisa muito grande para dizer que a Class é uma das poucas, se não a única marca de skate que tem uma mulher como fundadora” afirma Rafaela. 

    Rafaela Sayuri | Reprodução Instagram
    Rafaela Sayuri | Reprodução Instagram

    A Class segue os códigos do streetwear e skate internacionais, com essa espécie de protocolo fechado e que olha menos para o público feminino. “Produzimos roupas para os atletas. Eu não considero necessariamente como roupas masculinas, até porque eu as uso, mas não existia uma atenção voltada ao vestuário feminino no skate, e a Say Ur vem para mudar isso” afirma Rafaela Sayuri. 

    Através do Local Studios, grupo independente por trás da Class e do qual Rafaela Sayuri é co-fundadora, ela criou a Say Ur, nova marca de skate e streetwear focada no público feminino, lançada no último mês. A marca estreou com uma collab com a Class, que celebra a visão criativa de Rafaela ao adicionar uma nova camada estética e uma beleza orgânica à sobriedade e design urbano já conhecido da Class. 

    A Say Ur inova em seu primeiro drop ao trazer peças tradicionalmente femininas com design para performance, focadas nas atletas mulheres do skate. Fibras naturais, sintéticas e tecnológicas são combinadas ao design utilitário de peças como saias e casacos, assim como nos acessórios, como bucket hats, tote bags e o clássico boné. 

    A coleção conta também com uma linha completa de shorts. Nas camisetas, duas grandes referências marca: o pipa, símbolo de elegância e violência; e Santos Dumont, pai da aviação e inventor brasileiro, que encomendou o primeiro relógio de pulso à Cartier, chamado Santos.

    “As meninas do skate fizeram muita diferença no ano passado. Antigamente era estranho que uma mulher fosse sozinha numa pista, hoje a gente vê mais crews femininas e pessoas indo prestigiar as mulheres no skate.” diz Rafaela “mas ainda existe muito machismo nessa indústria. Acredito que existem marcas que nem estejam pensando em incluir as mulheres e não vão pensar em produzir para o público feminino por mais uma década, por exemplo”. 

    É fato: nem marcas referência como Supreme, Palace, BAPE e outras gigantes do skateboarding se dedicam a criar peças de vestuário feminino. O que torna ainda mais interessante que marcas nacionais como a Say Ur se dediquem a isso, sem se prender aos códigos não-ditos do streetwear e skate mundial. Isso também reitera a importância de haver diversidade – nesse caso, de gênero – em posições de decisão dentro das marcas.

    Class X Say Ur | Divulgação

    Class X Say Ur | Divulgação

    Class X Say Ur | Divulgação
    Class X Say Ur | Divulgação
    Não deixe de ver
    Niina Secrets aposta em tons terrosos como clássicos em nova linha: ‘Tendência em coleção real’
    Realeza renovada: Kate Middleton surge com look repaginado e novo tom de cabelo
    Dia da Amazônia: Um chamado à consciência e à preservação do meio ambiente
    H&M apresenta Studio, nova campanha que mistura brutalismo e feminilidade refinada
    Naomi Campbell brilha em nova campanha de Outono 2025 da Pucci
    Marc Jacobs une tecnologia e arte em nova coleção global; confira os principais detalhes
    Adeus ao mestre da elegância: O tapete vermelho de Veneza vira passarela de Armani
    E agora, quem irá herdar o grande império de Giorgio Armani? Entenda sucessão
    Mikey Madison se torna primeira embaixadora da Dior sob comando de Jonathan Anderson
    Marc Jacobs lança no Brasil coleção limitada de fragrâncias intitulada Daisy Glow