FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pitti Uomo começa nesta terça-feira com recorde de participantes internacionais
    Pitti Uomo começa nesta terça-feira com recorde de participantes internacionais
    POR Redação
    Pitti-Uomo-feira-semana-de-moda-masculina
    Comprador avalia produtos na edição passada da Pitti Uomo ©Divulgação

    Em meio a tantas dúvidas que rondam eventos de moda no mundo todo, a Pitti Uomo parece ter encontrado um caminho sólido. A 87ª edição da feira começa nesta terça-feira (13.01) em Florença com 1.090 marcas e um recorde de participação internacional — 40% dos expositores são estrangeiros, oriundos de mais de 30 países —, o que confere força redobrada para que ela se torne referência em moda masculina. A expectativa até sexta-feira (16.01) é superar o público da edição passada, quando 30 mil compradores de lojas de departamentos e pequenas multimarcas participaram do evento.

    Nem sempre foi assim. Apesar de ser uma feira de negócios, com expositores interessados em fechar acordos com compradores do mundo todo, a Pitti Uomo travou nas últimas edições uma queda de braço com outros eventos de moda masculina, especialmente com a London Collections: Men, devido ao calendário conflitante. O que se viu nas duas últimas temporadas foi uma forte articulação para garantir que a imprensa internacional prestigiasse a feira, inclusive oferecendo transporte a muitos jornalistas.

    O problema de calendário da Pitti não diz respeito apenas ao evento que a precede: a feira de Florença sempre fica espremida entre os desfiles de Londres e de Milão, que neste ano acontece de 17 a 20 de janeiro. Em seguida já vem outra feira de negócios, a de Nova York, que nesta temporada será de 19 a 22 de janeiro.

    Nova York também está investindo na moda masculina. O Council of Fashion Designers of America (CFDA) sondou no fim de 2014 vários estilistas para saber qual seria a aceitação de uma semana de moda masculina, que pode ter sua primeira temporada em julho. E isso acontece em meio a uma série de reviravoltas na semana de moda de Nova York, que recentemente perdeu o patrocínio máster da Mercedes-Benz — e onde as marcas masculinas ficam relegadas a segundo plano.

    A dúvida é se o mercado vai comportar mais eventos de moda masculina. Além da questão de calendário, que hoje já é apertada, há a disputa de patrocínios, no caso das semanas de moda, e de participantes, quando se trata de feiras de negócios. Recentemente a Bread & Butter, tradicional feira de jeans e urbanwear de Berlim, anunciou o cancelamento da edição que aconteceria entre 19 e 21 de janeiro. Em nota oficial, o CEO e fundador Karl-Heinz Müller explicou que a feira “não foi capaz de convencer um número suficiente de expositores”. Mas a história é um pouco mais complexa. Alguns dias depois, a Bread & Butter GmbH, empresa que organiza o evento, entrou com pedido de falência, mas pretende passar por uma reestruturação e deve voltar com um novo conceito para o evento.

    Confira abaixo a programação de desfiles que acontecem durante a Pitti Uomo (horários do Brasil).

    Quarta-feira, 14 de janeiro
    18h: Hood By Air

    Quinta-feira, 15 de janeiro
    12h e 14h: “Cloakroom,” performance de Olivier Saillard e Tilda Swinton
    16h: Marni

    Não deixe de ver
    Para evento de ‘Wandinha’, Jenna Ortega usa looks de Elena Velez e Vivienne Westwood
    Fim de uma era: ‘And Just Like That’ terá fim na terceira temporada e atriz se despede de Carrie
    Meio século! Bonpoint comemora 50 anos durante a Paris Fashion Week
    Prada lança perfume com campanha de novo embaixador global da marca, Tom Holland
    Lindsay Lohan reinterpreta look de Anna, de ‘Freaky Friday’, para divulgação de filme
    Pamela Anderson aposta em look full Gucci para gravação em Nova York
    Revolve lança nova coleção em collab com Ariana Greenblatt com clima dos anos 90 e Y2K
    Com produções góticas e cheias de estilo, celebridades brilham no red carpet da estreia de ‘Wandinha’
    Circo Voador transforma lona antiga em acessórios sustentáveis com pegada street
    Mary Phillips, maquiadora de Kendall Jenner, J-Lo e mais famosas, lança linha própria de maquiagem