A expectativa em torno da escolha do sucessor de Dario Vitale na Versace pode estar prestes a chegar ao fim. Fontes em Milão indicam que Pieter Mulier, atual diretor criativo da Maison Azzedine Alaïa, é o nome mais cotado para assumir a direção criativa da icônica marca italiana.
O nome de Mulier já circulava como um possível candidato desde o dia 4 de dezembro, quando foi a saída de Vitale da Versace se tornou oficial. No entanto, informações recentes apontam que a Compagnie Financière Richemont, controladora da Alaïa, está relutante em liberar Mulier, visto que ele tem revitalizado a marca desde sua chegada em 2021.
Fontes afirmam que ainda existem negociações em curso entre o grupo e o designer, conforme noticiado pelo WWD. Portanto, até o momento, Mulier não assinou com a Versace. Embora tenha sido identificado pelo grupo Prada como o talento criativo ideal para conduzir a marca recém adquirida rumo ao futuro.
O grupo Prada não se pronunciou sobre o assunto ainda. Além de Mulier, Anthony Vaccarello, diretor criativo da Saint Laurent, também foi uma possibilidade para a posição na Versace. No entanto, essa chance rapidamente perdeu força.
Dono de tendências
Informações revelam que Lorenzo Bertelli, recém-nomeado presidente executivo da Versace, busca preservar a imagem da marca. Visando um retorno a um estilo mais próximo do legado de Gianni e Donatella Versace, distanciando-se das propostas de Vitale. A primeira coleção de Bertelli apresentada em setembro recebeu elogios dos varejistas por seus designs vibrantes e audaciosos, embora tenha gerado confusão entre alguns observadores.
O designer belga é amplamente famoso por seu trabalho como braço direito de Simons em Jil Sander, Christian Dior e Calvin Klein. Desde sua chegada à Alaïa em fevereiro de 2021, Mulier apresentou sua primeira coleção para a primavera de 2022 e desenvolveu um estilo distinto e inovador para a marca. Sua visão criativa clara enfatiza o artesanato e a qualidade atemporal.
Ele tem gerado entusiasmo e movimento em torno da Alaïa com suas volumes esculturais e construções arquitetônicas. Tanto nas roupas prontas quanto nos acessórios marcantes, como a popular bolsa Le Teckel e os sapatos de bailarina.