Fundada em 1986 na Califórnia, a Oliver Peoples tornou-se conhecida por suas parcerias com celebridades, como a realizada em 2009 com Zooey Deschanel, e com grifes de alto luxo e de vanguarda — vide as coleções cápsulas que produziu para a Balmain e para a japonesa TheSoloIst, do designer Takahiro Miyashita. Neste mês, a marca chega ao Brasil, inicialmente com pontos de venda em Porto Alegre e em São Paulo.
Usados por Jennifer Aniston, Kanye West, Johnny Depp e Robert Downey Jr, os óculos da Oliver Peoples são considerados referência em design e o fato de não possuírem quaisquer logomarcas os tornam ainda mais desejados. A maioria das armações, inclusive as com lentes escuras, traz acabamentos discretos e, em geral, são confeccionadas artesanalmente em acetato e metal.
A relação com as celebridades vai além das parcerias e das ruas: a campanha que comemora os 25 anos da Oliver Peoples, por exemplo, é estrelada por ator Ray Liotta, enquanto Elijah Wood apareceu nos anúncios publicitários da temporada de Primavera/Verão de 2010. Em 2011, aliás, a marca lançou ainda uma linha totalmente inspirada em Gregory Peck, protagonista dos filmes “A Princesa e o Plebeu”, de 1953, e “O Sol É Para Todos”, de 1962.
De acordo com a biografia publicada em seu site, a Oliver Peoples surgiu do sonho dos irmãos Dennis e Larry Leight de abrir uma ótica na famosa Sunset Boulevard, em Los Angeles. Segundo sua assessoria no Brasil, boa parte das armações é produzida na Itália; as superfícies arredondadas, característica dos modelos da marca, rementem ao músico Buddy Holly e à estética dos anos 1950. Já as lentes, incluindo opções foto-cromáticas e polarizadas, são exclusivas e, quando embaçadas, exibem os símbolos da Oliver Peoples, que lembram figuras geométricas.
A Oliver Peoples, que transmite em seus produtos e campanhas um lifestyle divertido e muito moderno, também investe em música, cultura e, claro, moda. A marca divulga bandas e cantores em coletâneas que disponibiliza em seu site e ainda produz vídeos, como “In the Rainbow House”, em que Devendra Banhart contracena com sua namorada, Rebecca Schwartz, e que foi dirigido por arquiteto John Lautner.
– “In the Rainbow House”, com Devendra Banhart:
No Brasil, estarão disponíveis 17 modelos de óculos da Oliver Peoples, tanto com lentes claras quanto escuras, e seus preços variam entre R$ 830 e R$ 1.600. Em Porto Alegre, a marca já pode ser encontrada na Optica Foernges; em São Paulo, estará disponível a partir da próxima semana na loja da La Croisette, localizado no shopping JK Iguatemi.