Justin O’Shea não se formou em moda nem tem experiência prévia como estilista. Ainda assim, ele foi nomeado como diretor criativo da Brioni, uma das casas de alfaiataria mais tradicionais da Itália, que pertence ao grupo Kering.
+ Veja o desfile da Brioni Verão 17 por Justin O’Shea
Esse é mais um exemplo de contratações não convencionais que têm ocorrido nas marcas de luxo. O stylist Nicola Formichetti e bff de Lady Gaga foi contratado para dar vida nova à Mugler e atualmente na Diesel; os donos da multimarcas Opening Ceremony, Carol Lim e Humberto Leon, comandam a Kenzo; Hedi Slimane fez sucesso – e muitas mudanças – na Saint Laurent com sua estética indie e contemporânea; Demna Gvasalia, da Vetements, está levando seu olhar transgressor para a Balenciaga.
Fora Slimane, nenhum deles tinha a expertise técnica para assumir esses papeis, mas tinham visão de sobra para trazer as marcas para o presente e planejar seu futuro.
O’Shea, figura conhecida dos fotógrafos de street style, era buyer do e-commerce alemão mytheresa.com, transformado por ele em uma das melhores lojas online de luxo, com um faturamento anual de US$ 130 milhões.
Após sete anos trabalhando lá, Justin tem a seu favor um conhecimento real sobre os dados e as cifras do que vende hoje na moda, experiência que vale ouro.
Chegando na Brioni, ele mudou o logo para uma fonte gótica e convidou a banda Metallica para sua primeira campanha na marca.
Além disso, fez uma série de vídeos que mostram uma versão engraçada e irônica dos bastidores de sua primeira experiência como estilista. Os vídeos são postados no Instagram e vale assistir a todos eles. Justin é engraçado, abusado, tira sarro de si mesmo com seu espírito de estrela pop, e até que dá um ótimo ator (rsrs). Só essa ação isolada já leva a Brioni direto para um novo consumidor, mais jovem, moderno e digital.
Em seu desfile de estreia, criou os looks que equilibram a história da marca com a forma como ele mesmo se veste. Também mostrou algumas versões femininas, a maioria em tons pastel, com paletós mais compridos e calças mais curtas. Chique é pouco. “A Brioni tem um legado muito rico que oferece todas as peças do quebra-cabeça: habilidade, qualidade e um arquivo incrível. Estou ansioso para reinterpretar todos esses elementos e torna-los relevantes para o consumidor de hoje”, ele disse.

Justin O’Shea cresceu em uma vila aborígine na Austrália, trabalhando nas minas com seu pai ou desempacotando caixas num supermercado. A partir de seus 20 e poucos anos, transitou como vendedor de loja de streetwear na Australia e em Amsterdam, antes de se mudar para Londres. E foi lá que sua primeira oportunidade como curador de moda aconteceu: enquanto trabalhava em um showroom, conheceu a marca April 77 e conseguiu colocá-la para vender na Dover Street Market. Antes de assumir o mytheresa.com, ele teve sua primeira experiência como buyer na multimarca Al Ostoura, no Kwait.
Careca, barbudo e tatuado, ele desfila pelas ruas das capitais da moda usando sua alfaiataria impecável de três peças, com gravatas coloridas, de mãos dadas com a namorada Veronika Heilbrunner, ex-editora da “Harper’s Bazaar” alemã e hoje por trás do site Hey Woman. Não precisa explicar porque eles formam o casal mais fotografado da moda.
Essa é mais uma etapa de um movimento não convencional, porém tão atual e necessário, que mostra uma soberania do olhar e da inteligência na comunicação sobre a técnica. A experiência e a expertize, obviamente, são importantes para qualquer negócio, mas elas podem ser treinadas e ensinadas. Olhar e contemporaneidade, ou você tem ou você não tem.