FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O que está por trás da troca de atrizes por Gisele na campanha da Arezzo
    Gisele na nova campanha da Arezzo ©Cortesia Arezzo
    O que está por trás da troca de atrizes por Gisele na campanha da Arezzo
    POR Camila Yahn

    Gisele multiplicou por dez a participação da Pantene no mercado brasileiro. Gisele aumentou em 30% as vendas da C&A quando foi contratada pela empresa. Na Nívea as vendas saltaram 67%. Na Dior, ainda na época de John Galliano, houve um aumento de 20%.

    Nós já ouvimos muitas vezes sobre o efeito Gisele e esses dados são encontrados em sites especializados em negócios, como Exame e Isto É Dinheiro.

    O fato é que Gisele tem mesmo um poder que poucas modelos têm. Ela é uma das únicas celebridades brasileiras com apelo global, é a número 1 em sua área, a mais disputada, a que mais ganha e vive sua vida de acordo com valores corretos, tradicionais e saudáveis.

    Agora, ela está na campanha de Inverno 2016 da Arezzo, em uma aparente mudança de posicionamento da marca, que até há pouco tempo trabalhava com atrizes globais como Juliana Paes e Mariana Ximenes. Atrizes costumam estar à frente de campanhas e capas de revista pelo interesse natural que o público tem sobre elas e pela grande infiltração que têm Brasil afora devido a sua exposição na televisão. Em uma pesquisa encomendada pela Procter & Gamble em 2010 no Brasil, México e Argentina, nosso país é o que possui o maior número de celebridades como “top endorsers”. De cada 10 grandes influenciadores, sete são muito famosos. No México e na Argentina, apenas dois. Será que Gisele vai elevar o valor da Arezzo assim como vem fazendo com outras empresas?

    Assim que foi divulgada sua participação na campanha da marca de sapatos, o site Glamurama notificou que a novidade foi bem recebida pelos investidores e que as ações da empresa estavam em alta em um momento de queda geral no Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

    Gisele vende de tudo: perfume, roupa, shampoo, lingerie, maquiagem, acessórios. Em 2007, foi criado o Gisele Stock Index, composto pelas ações de empresas que têm contratos com ela. Desde então, o índice subiu 105% e, pelos cálculos, se Gisele fosse uma empresa, valeria US$ 600 milhões.

    A modelo que mais vende no mundo é também a que mais fatura. Segundo a Forbes, seu contrato com a H&M lhe rendeu US$ 5 milhões por campanha; mais US$ 8 milhões da Chanel e US$ 5 milhões pelo perfume 212 Vip, de Carolina Herrera. Já a Under Armour, segundo a Forbes, teria pago US$ 250 milhões por um contrato de 10 anos, valor não confirmado pela grife esportiva. Porém, no dia em que divulgou o acordo, a marca viu seu valor de mercado aumentar 4%, o equivalente a US$ 590 milhões.

    https://www.youtube.com/watch?v=rYf338aDXlw

    Além das expectativas de venda, há uma sugestão de mudança de mensagem de estilo da marca envolvida na troca das atrizes por Gisele. Afinal, a top é o maior ícone de moda do Brasil de todos os tempos, a síntese da imagem mundial de beleza de uma década não só aqui, mas no mundo. Associar-se a Gisele é aproximar-se de seu status histórico no universo da moda. Estará a Arezzo dando uma guinada mais fashionista ao optar pela supermodelo?

    Ao afastar-se das atrizes, a Arezzo também se distancia da concorrência, trilhando um caminho diferente. Grifes como a Corello têm apostado em globais em suas últimas campanhas, caso da mais recente, para o Inverno 2016, com Mariana Ximenes. E atrizes e celebridades não necessariamente combinam com apelo de design de moda, menos popular e mais segmentado.

    Em uma conversa com Giovanni Bianco, diretor criativo das campanhas da Arezzo, ele conta que a contratação de Gisele reflete uma mudança de desejos, mais do que qualquer outra coisa. “E de sempre querer mudar o rumo, mudar o que tá dando certo, pois a roda precisa girar. Além disso, eu tinha na minha cabeça fazer algo real, expor uma mulher real, mostrar que a Gisele, apesar de ser uma ícone, também é uma mulher como tantas outras”.

    É engraçado ver os comentários na página da Arezzo no Facebook no post de um dos vídeos com Gisele. “A foto ficou bem mais gente da gente”. E outro: “Essa mulher é diva demais. Arezzo arrasou com ela de garota propaganda”. Ou: “A modelo é linda! A marca eu amo! Mas da foto não gostei, não ficou profissional”. E essa: “Parabéns muitas felicidades, tudo de bom!”.

    Em outro vídeo, os comentários vão desde “Além de grossa, mal sabe se expressar” a “Concordo totalmente com ela”. Mas o que chama atenção é que a maioria dos comentários faz elogios aos produtos, o que mostra uma fidelidade que vai além da estrela do momento.

    De fato, é muito difícil agradar a todos, mas falem bem ou falem mal, Gisele rende assunto. Um vídeo com ela teve mais de 3.900 likes contra 313 de um com Giovanna Antonelli. Trabalhar com a super modelo era um desejo antigo de Anderson Birman, fundador da Arezzo. “Ele sempre teve essa vontade, e claro que nós também, porém a Gisele estava sempre amarrada a contratos com outras empresas de acessórios. Finalmente, ela ficou livre, então junto com o Alexandre Birman, surgiu essa grande vontade de mudar o que vínhamos fazendo com sucesso com as nossas lindas atrizes, por esse furacão chamado Gisele”, conta Giovanni.

    A campanha foi feita de forma diferente das outras, sempre super produções. A ideia aqui era que a própria Gisele batesse a foto, com supervisão e luz de Bob Wolfenson. “No fim, a Gisele sempre se dirige, ela sabe a luz que fica melhor para ela, é muito determinada, então a coisa do autorretrato foi só uma sacada que eu tive de fazer isso virar oficial. E foi divertido”. As fotos tiveram styling de Daniel Ueda e beleza de Daniel Hernandez.

    Bianco diz que não sabe como o público vai receber essa mudança. “Não faço nada pensando nisso e não sei o quanto a empresa está pensando também. Eu faço o que meu coração e alma falam e o que meu instinto indica. Às vezes somos campões, às vezes não, afinal somos seres humanos”. No final, há a sensação de que a presença simpática e carismática de Gisele consegue chegar até o consumidor e até o produto final. E reunindo ela com Giovanni Bianco e Arezzo, fica difícil passar longe do sucesso.

    Não deixe de ver
    Carlos do Complexo: a força criativa que vai do Morro ao Mundo
    Shakira com os filhos
    Tal mãe, tal filhos! Shakira combina look lilás com os filhos em estreia de ‘Zootopia 2’
    Glamour no Mundo Invertido! Elenco de ‘Stranger Things’ brilha na premiere em Londres
    Nova linha de roupas do Charles Leclerc
    Charles Leclerc lança sua própria marca de roupas, a CL16, com peças atemporais
    Hailey Bieber
    Hailey Bieber elege vestido transparente Gucci e calcinha à mostra em festa em LA
    Grammy Latino 2025 em versão Fashion Show: Veja os melhores looks da premiação
    Eva Mendes estrela a nova fase da Stella McCartney com a bolsa Ryder
    Heron Preston relança sua marca
    Ele está de volta! Heron Preston anuncia relançamento de sua marca
    Rosamund Pike
    Dior sob medida: O look icônico de Rosamund Pike no red carpet de ‘Truque de Mestre’