Com Mariana Pontual, em colaboração para o FFW
Uma fotografia tirada por Marta Ciribelli no Pantanal serviu de ponto de partida para o Verão 2014/15 da Forum. “Eu bati uma linda foto do pôr do sol e o fundo era repleto de orquídeas. Quando vi aquilo, pensei: ‘aqui está a coleção’”, contou a estilista. “Quando voltei da viagem, comecei a fazer a coleção focada na flora. Temos essa parceria com o Filipe Jardim [ilustrador]. Estávamos até chamando de ‘Tropical Pop’ a coleção da Forum porque a gente queria um traço mais pop. Convidamos o Felipe e ele fez todos os bichos e orquídeas. Só que a gente começou a gostar, a gostar, e ficou uma coleção em cima das orquídeas exóticas do Pantanal. Aí isso evoluiu, porque eu já estava querendo os volumes de quadril e de cintura, e comecei a fazer tudo mais ou menos como as pétalas das orquídeas. Por isso aquelas saias que dão voltas, as mangas com camadas. Tudo aquilo da saia é uma inspiração da orquídea em si. Elas são grandes nas estampas, algumas você nem consegue entender exato se é uma orquídea, porque é tão grande, mas aí tem uma pequena, que você enxerga que é uma orquídea.”
Nesta coleção, a Forum optou por uma cartela de cores mais compacta. “Muito branco, amarelo e verde. As estampas tinham um fundo amarelo clarinho. São três tons de verde. E cáqui. A gente trabalhou com verdes, branco, amarelo e cáqui. E todo aquele trabalho de desenvolvimento de textura dos vestidos que você viu”, disse Marta.
Sobre as modelagens, a estilista disse que é uma coleção praticamente só de vestidos. “Tem alguns looks de pantalonas, quase um perfume de 1970, porque eram pantalonas com túnicas, com vestidos, com coletes grandes. Tirando isso, o resto eram vestidos. E os vestidos têm aquele shape de camiseta mais sequinha, desenvolvendo os trançados, ora na perna, ora no quadril. Aquele fecho do quadril era como um falso babado, babados mais utilitários.”
A coleção também traz a orquídea na forma de um acessório que pode ser usado na lapela, no cinto ou no tornozelo. “Fizemos a tornozeleira para ganhar uma orquídea na perna. A gente começou com vontade de orquídea na lapela, no cinto, até uma vontade de orquídea embaixo, aí criamos essa tornozeleira. As orquídeas são de couro. Temos um cinto para evidenciar a cintura. Embora sejam vestidos mais longe do corpo, ele tem a cintura marcada pelo cinto, e o sapato é o que a gente chamou de chinelo Rider de salto.”