FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Nova fase
    Nova fase
    POR Augusto Mariotti

    por Flavia Brunetti, em colaboração para o FFW

    Desfile de Reinaldo Lourenço, que fechou o SPFW Inverno 2013 ©Cris Von Ameln/Agência Fotosite

    Quando foi comunicado que as semanas de moda brasileiras mudariam de datas, uma mistura de incertezas e alívio, regado a muitas perguntas, começou a pipocar mercado da moda. “Como isso afetará industria?”; “Como será a entrega do que é vendido?”; “Então o Brasil finalmente se alinha às semanas de moda lá fora?”.

    Primeiro de tudo, as datas: Outono/Inverno passa a ser desfilado em outubro, e Primavera/Verão, em março. A entrega do que é vendido agora é feita seis meses depois da venda. Mas, para essas e muitas outras questões que se possa ter, conversamos com pessoas-chave do mercado da moda no país e, de forma bem didática, damos aqui o panorama de como tudo vai funcionar agora e o porquê das mudanças.

    Roberto Davidowicz, vice-presidente da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas)

    ©Edu Lopes/Agência Fotosite

    “Na verdade era uma mudança que já estava fadada a acontecer. E não deveria ser uma grande surpresa para ninguém, pois esse já era o calendário há duas ou três décadas. Mas esse calendário, naquela época, teve que sofrer uma adaptação por causa da inflação enorme daqueles tempos; não havia como planejar preços com tanta antecedência. Então tinham que vender e entregar o mais rápido possível. Hoje, nós não precisamos mais disso. Deixou de ser o vende e entrega – e muitas vezes não entrega – para o vende, planeja, entrega”.

    Ronaldo Fraga, estilista do SPFW

    ©André Conti/Agência Fotosite

    “Vender é fácil. O Brasil já prima pela criatividade, todo mundo já é apaixonado pelo nosso país, nossas cores, estampas. Difícil é entregar o pedido em tão pouco tempo como era antes. Sou um entusiasta desse novo calendário”.

    Gloria Kalil, do site Chic

    ©Cecilia Acioli/Agência Fotosite

    “É muito bom ver o esforço coletivo da indústria – jornalistas, estilistas e organização do evento – para fortalecer o negócio da moda dentro do Brasil. Sem contar que tem lógica! A semana de moda em janeiro não servia para nada. Agora privilegiamos o varejo, o consumidor, é bem mais democrático. E os meios de comunicação terão mais tempo de ter acesso às coleções”.

    Graça Cabral, diretora do InMod

    ©Agência Fotosite

    “Atendemos uma demanda antiga dos estilistas e marcas do mercado: ampliar o intervalo entre criação e entrega. Vamos, finalmente, ser iguais ao mercado externo, em que se vende e se tem de cinco a seis meses para entregar, não mais dois meses como era antes. Tiramos o peso só do estilista, que tinha que comprar o tecido, produzir e correr o risco de não entregar e ficar sem receber. Agora esse peso foi distribuído pela cadeia. Teremos menos sobra e maior competitividade. Todo mundo ganha”.

    Stefano Roncato, editor de moda do Milano Finanzas

    ©Barbara Dutra/Agência Fotosite

    “Eu acho positiva a mudança, pois as semanas de moda do Brasil ficavam muito separadas de todas as outras. Agora ela virá na sequência das principais semanas de moda do mundo. Isso é bom! Agora, o mercado externo terá que se adaptar a uma coisa: por exemplo, os jornalistas de moda virão de uma maratona de desfiles de Primavera/Verão e quando chegarem aqui vocês estarão apresentando o Outono/Inverno. A entrega é no mesmo período, mas o show não”.

    Não deixe de ver
    Chanel leva o primeiro desfile Métiers d’Art 2025/26 de Matthieu Blazy a Nova York
    Nicole Kidman, Claudia Schiffer e mais famosos estrelam nova campanha da Balenciaga
    Crocs UK lança nova campanha estrelada por atleta brasileira para enaltecer liga feminina de futebol
    Com curadoria da Nike, Virgil Abloh ganha uma exposição inédita e exclusiva em Paris
    Jisoo, do Blackpink, usa conjunto da Dior e dá spoiler de nova coleção de Jonathan Anderson
    Reserva e Dermage se unem e lançam linha de produtos masculinos de skincare
    Smiley aposta no universo dos esports e lança collab misturando clássicos e novos gráficos
    Bolovo e Discovery lançam loja pop-up no meio da Serra da Mantiqueira, com coleção exclusiva inspirada na natureza
    Orbit Flash: Bottega Veneta lança novo modelo de tênis com solado fino e segue tendência
    Lola Tung vai à estreia de ‘O Verão que Mudou Minha Vida’ com look angelical e acessório inusitado