Morre o estilista Valentino Garavani, um dos grandes nomes da moda mundial do século 20. Valentino, fundador da maison que leva seu nome, faleceu hoje aos 93 anos. O designer italiano marcou a moda com sua noção de elegância e glamour, consagrando ícones como o “rosso Valentino”, ou o vermelho Valentino, e vestindo gerações de mulheres em todo o mundo.
Valentino começou a carreira em Paris, retornou à Itália e, em 1960, abriu sua própria casa de moda em Roma, onde rapidamente se tornou símbolo de luxo e sofisticação global. Sua marca influenciou o vestuário de elites, celebridades e eventos internacionais por décadas.
O estilista italiano anunciou sua aposentadoria em 2007 e realizou seu último desfile à frente do prêt-à-porter da marca em outubro do mesmo ano, que tive a oportunidade de aompanhar ao vivo, na época, em Paris. Em janeiro de 2008, durante a temporada de alta-costura, em Paris, todas as modelos desfilaram em vermelho — um encerramento simbólico da sua carreira e do seu legado na maison Valentino.
Após sua saída, a direção criativa da Valentino passou por transições: Alessandra Facchinetti assumiu inicialmente em 2007, seguida pela dupla Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli a partir de outubro de 2008. Em 2016, Piccioli tornou-se o único diretor criativo da maison. Em março de 2024, a Valentino anunciou a chegada de Alessandro Michele como o atual diretor criativo.