Na noite desta sexta-feira, 6, a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 elevou a moda ao mesmo nível do espetáculo esportivo no Estádio San Siro, em Milão. A cerimônia, marcada por uma celebração da identidade italiana, transformou o início oficial dos Jogos em um tributo à cultura, criatividade e ao legado do design do país.
Um dos momentos mais comentados foi a homenagem ao lendário estilista Giorgio Armani, falecido em setembro de 2025. Modelos desfilaram sobre o gramado vestindo criações nas cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho. Assim, formando um painel vivo da Tricolore (a bandeira) em movimento.
Ver essa foto no Instagram
Vittoria Ceretti na cerimônia
No centro desse tributo, Vittoria Ceretti, uma das modelos italianas mais reconhecidas globalmente, desempenhou um papel simbólico e emocionante. Ceretti, que já é figura importante nas campanhas da casa de moda. Aliás, ela vestiu um vestido branco sob medida da Armani Privé. Ademais, ela foi a responsável por conduzir a bandeira italiana pelo campo até entregá-la ao Corpo dos Corazzieri, a guarda cerimonial italiana.

Entretanto, não por acaso, o grupo Armani também assina, por meio da linha Emporio Armani EA7, os uniformes técnicos da delegação italiana de inverno.