Miguel Castro Freitas está à frente do que promete ser uma onda de novas coleções apresentadas por diretores criativos em breve. No dia 2 de outubro, durante a Paris Fashion Week, Freitas revelou sua linha primavera 2026 para a marca Mugler, enquanto simultaneamente lança sua coleção de Cruzeiro nas lojas este mês.
Em uma entrevista ao WWD, o estilista descreveu a coleção como “Coleção Ground Zero”, destacando uma abordagem inovadora ao introduzir sua proposta inicial. Ao invés de seguir a nomenclatura sazonal tradicional, Freitas optou por chamar a nova coleção de “O Guarda-Roupa das Identidades”. Explicando que essa nomenclatura simboliza os alicerces de seu guarda-roupa na Mugler.
Diferente de seu antecessor, Casey Cadwallader, Freitas busca reintegrar a herança de alfaiataria da marca. Isso com uma interpretação contemporânea do poder no vestir, um conceito que foi pioneiro por Manfred Thierry Mugler.

“O desfile é mais laboratorial, uma forma de projetar ideias e construir fantasias. O Guarda-Roupa das Identidades tem uma abordagem mais pragmática, focando na criação de peças que carregam o DNA da casa, refletindo ao mesmo tempo os tempos atuais”, afirmou.
Novas peças
Entretanto, a nova coleção abrange diversas categorias, incluindo casacos de couro, blazers oversized e vestidos drapeados. Estes confeccionados em materiais que vão desde o cetim leve até o látex brilhante.
Ver essa foto no Instagram
Ademais, a campanha publicitária, capturada pelo fotógrafo Reto Schmid e estilizada por Robbie Spencer, investiga o conceito de múltiplas identidades através de imagens espelhadas da modelo Libby Bennett. Alternando entre maquiagem minimalista para o dia e glamour total para a noite.
“Como o guarda-roupa se chama Guarda-Roupa das Identidades, queríamos explorar também a ideia de dualidade. A realidade é que não somos apenas uma pessoa ou uma dimensão — existem diferentes lados dentro de nós”, concluiu Freitas.