O coletivo francês Vetements, desde sua criação, tem um hype que o circunda e que vem de sua proposta underground de criar roupas mais próximas do dia a dia das pessoas, vinda do desejo das ruas com acabamento de luxo. Há duas semanas, surgiu na Internet o site “Vetememes”, que faz uma brincadeira com o nome da grife, onde é possível encomendar a capa de chuva idêntica à da marca, mas com o logo trocado.
O novo meme da moda foi criado por um jovem de 22 anos que mora no Brooklyn, em Nova York. A peça sai por US$ 59, preço muito abaixo do modelo original, vendido por US$ 235 pela Vetements. E a marca que era o símbolo de um movimento contrário ao discurso exclusivista do high fashion internacional já está sendo tratada como parte do establishment fashion que tanto critica.
As paródias não são uma novidade, as grandes marcas já tiveram itens replicados ou receberam logos ironizando as grifes. Em 2012, o rapper americano A$AP Rocky apareceu usando um boné bordado “Comme des Fuckdown” – fazendo referência a Comme des Garçons – que logo virou sucesso absoluto de vendas no mercado. Depois de algum tempo, as francesas Céline e Hermès também sofreram modificações e ganharam versões divertidas, como “Célfie” e “Homiès”.