Estão circulando pela internet notícias de que a Material Girl, linha de roupas e acessórios criada por Madonna em parceria com a rede norte-americana Macy’s, teria plagiado o modelo Zig Zag da Melissa, originalmente criado em parceria com os irmãos Campana em 2004. O FFW falou com Paulo Pedó, gerente da divisão Melissa na Grendene, e ele explicou o caso e os possíveis desdobramentos:
Paulo conta que foi ontem (26/01), por meio do site Petiscos, que tomou conhecimento de que a Material Girl estaria vendendo um produto na Macy’s muito similar à Melissa Zig Zag; ele afirma que viu o modelo no site da Macy’s e achou que há uma “similaridade muito grande”, mas ao contrário do que foi reportado em outros sites, ainda não foi feita uma acusação formal e não há planos concretos de abrir um processo judicial contra a Material Girl ou a Macy’s. O departamento jurídico da Grendene, que fabrica a Melissa, ainda está esperando a chegada do produto físico para avaliar se, realmente, houve utilização da propriedade intelectual Melissa/irmãos Campana. Se isso for comprovado, o primeiro passo é enviar uma notificação formal para as acusadas com o pedido de retirada de produto do mercado. Caso isso não aconteça, só então será aberto um processo jurídico.
“Há muitos modelos parecidos com os produtos da Melissa por aí, e às vezes a gente até considera um elogio, porque é tão difícil uma marca brasileira ser referência no exterior _quer dizer, ninguém copia o que está dando errado no mercado”, Paulo diz. “Mas nós temos todo um gasto com pesquisa, desenvolvimento de produto, além do trabalho de firmar parcerias como com os Campana; o nosso departamento jurídico está em trabalho constante para proteger os nossos direito em relação à propriedade intelectual, ainda mais em casos como esse, em que o modelo Zig Zag é inspirado em um trabalho já estabelecido dos irmãos Campana”, ele continua. Paulo conta até que Fernando Campana chegou a comentar o caso com ele por email, em uma “manifestação de surpresa do tipo “nossa, você viu isso?””.
Paulo conta ainda que esse tipo de ação judicial já foi aberta muitas vezes pela Melissa e que a marca ganhou “quase 100% das vezes”, inclusive no exterior. Fiquem ligados para mais desdobramentos do caso Melissa X Material Girl aqui no FFW!