A Speedo Multisport anunciou o lançamento da Power Afro Cap, modelo de touca de natação projetado para cabelos crespos, volumosos, cacheados, com tranças ou dreadlocks.
Presente no Brasil há 46 anos, a marca afirma que a iniciativa busca contemplar características comuns à população brasileira. Com base no IBGE, cerca de 56% se declaram negros ou pardos e aproximadamente 70% têm cabelos ondulados ou crespos no país.
Segundo a empresa, o design da touca tem bordas reforçadas e visa facilitar o uso sem danificar os fios. Assim, o modelo está disponível nas cores preta e branca, com preço sugerido de R$ 129,90, em lojas físicas e no e-commerce.
Expansão de mercado
A decisão de lançar a Power Afro Cap ocorre em meio a um debate mais amplo sobre inclusão em equipamentos esportivos. Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Federação Internacional de Natação (FINA) vetou o uso da Soul Cap — touca britânica criada com o mesmo público-alvo.

A proibição gerou críticas e chegou a ser debatida em fóruns legislativos da União Europeia, resultando na liberação do modelo nos jogos de Paris 2024. Entretanto, a repercussão também expôs uma demanda antes pouco considerada por grandes fabricantes, que passaram a oferecer alternativas mais adequadas a diferentes tipos de cabelo.
Em depoimento à Fashion Network, o CEO da Speedo Roberto Jalonetsky detalhou a importância da inclusão com adição na linha de toucas: “A natação é para todos os cabelos, todos os estilos e todas as pessoas. Queremos que todos se sintam representados”, concluiu.