A Maison Margiela, casa de moda francesa famosa por seu espírito conceitual e visão vanguardista, lançou um projeto que vai muito além das passarelas. Ela tornou públicos seus arquivos internos em uma plataforma digital acessível por Dropbox. Batizado de MaisonMargiela/folders, o esforço da maison sob o comando criativo de Glenn Martens busca revelar material histórico.
Assim como registros de trabalho e documentos até então restritos à equipe da marca. A iniciativa foi anunciada em fevereiro de 2026 e acompanha a preparação da maison para apresentar sua coleção Fall/Winter 2026 no dia 1º de abril, em Xangai.
Tal evento que abrirá portas também para uma série de exposições pela China. Ao contrário da tradicional exibição de moda, Margiela está propondo um mergulho no universo por trás da criação — dos esboços iniciais às comunicações internas. Qualquer interessado pode conferir o material.
Ademais, o objetivo declarado do projeto é aproximar o público do processo criativo e dos valores que moldaram a identidade da maison desde sua fundação em 1988. A plataforma digital funciona como um roteiro histórico vivo, reunindo fotos, cronogramas de projetos, ideias conceituais e outros registros. Todos ilustram as diferentes fases e abordagens que a marca adotou ao longo de décadas.
Ver essa foto no Instagram
Acesso ao patrimônio
Especialistas em moda apontam que esta abertura é um passo importante para a democratização do acesso ao patrimônio de uma grife que sempre cultivou mistério em torno de sua estética e métodos. Aliás, a Maison Margiela se destaca por sua postura crítica ao consumo de moda convencional. Também pela ênfase em anonimato e pelo uso de abordagens desconstrutivas que desafiam categorias tradicionais de design, segundo o Whoopsee.
Entretanto, além do conteúdo digital, Margiela está organizando uma sequência de exposições físicas em cidades chinesas como Xangai, Pequim, Chengdu e Shenzhen. Cada mostra explora facetas distintas da casa, como a história das máscaras icônicas da marca ou a influência do icônico calçado Tabi.