Os terremotos no Japão fizeram a semana de moda do país, que aconteceria em Tóquio, ser cancelada. Ainda assim, as marcas não desistiram de mostrar suas criações para o Inverno 2012. Os estilistas se juntaram para fazer uma central onde todos podem colocar fotos de suas coleções. A página está hospedada no site da própria fashion week japonesa e na descrição avisa que “o grande terremoto no Japão teve um impacto massivo na indústria da moda, mas os designers japoneses estão otimistas e continuam a criar, com a consciência que não se pode deixar a indústria da moda declinar”.
No site da JFW já é possível ver diversas coleções dos estilistas que desfilariam na semana de moda. Além disso, a organização do evento tem tomado medidas para ajudar a moda local. Eles criaram uma seção para apoiar a moda japonesa, onde divulgam as coleções em sites internacionais, disponibilizam fotógrafos para as marcas e apoiam a criação de páginas no Facebook para que as grifes não ficarem tão prejudicadas.
Os desastres no Japão mobilizaram o mundo inteiro. Marcas como Coach, H&M, Uniqlo e Gap tomaram iniciativas de doação, financeira ou de roupas, para os atingidos pelos terremotos. O site de tendências “WGSN” também entrou na campanha em prol do Japão e aceita doações numa página especial e já conseguiu arrecadar mais de 460 libras para os japoneses. Lembra da camiseta especial da Tory Burch e do livro da Assouline que também tinham como objetivo ajudar os japoneses? É o mundo da moda unido por uma boa causa.