FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Revistas brasileiras apostam no iPad como plataforma de interatividade
    Revistas brasileiras apostam no iPad como plataforma de interatividade
    POR Redação

    Até que não demorou muito! 8 meses depois do lançamento mundial do iPad e da “Interview” se tornar a primeira revista de moda convertida para o tablet, as publicações brasileiras apertaram o passo e já estão lançando seus aplicativos para o aparelho, bem a tempo de pegar a onda do lançamento oficial do iPad no Brasil (dia 03/12).

    A “Elle Brasil”, da Editora Abril, foi a pioneira no ramo das revistas de moda e lançou, no mesmo dia da chegada do gadget por aqui, seu aplicativo para iPad junto com a nova publicação da mesma editora, “Lola”, voltada para o público feminino. E em janeiro é a vez da “MAG!” se aventurar nesta novíssima seara da tecnologia.

    Para a editora de moda da “Elle Brasil”, Susana Barbosa, “criar esse aplicativo foi importante, pois sabe-se que o público de moda de hoje está muito voltado para o novo em todos os sentidos”. Paulo Martinez, editor de moda da “MAG!” acrescenta que “o iPad proporciona uma interatividade muito maior do leitor com a revista”.

    Graziela Peres, diretora de arte da “MAG!”, também frisou que iPad é uma espécie de revolução nas revistas, e na maneira que elas são entendidas.

    elle_ipad

    Para trazer mais essa possibilidade ao leitor, o trabalho _pelo menos na “Elle Brasil”_ aumentou. “Quando a decisão de ingressar no iPad foi tomada, já estávamos com metade da edição quase pronta, e isso exigiu um trabalho intenso da equipe de arte”. Susana disse também que a preocupação em ir além do conteúdo integral da revista foi constante e que, para isso, foram criados diversos pontos de interatividade com o leitor. “O iPad proporciona um espaço criativo ainda maior, onde o céu é o limite. Os editoriais de moda só têm a ganhar, já que, além do conteúdo extra que pode ser acrescentado a eles, como vídeos e entrevistas, podem ter uma coisa mais bacana ainda, que é a imagem em movimento. Esse é o grande desafio”, explicou.

    Na sequência, você pode ver o vídeo disponível na edição exclusiva para iPad da “Elle Brasil” de dezembro. Dirigido por Manuel Nogueira e Luísa Bernardes, e com a modelo Isabel Hickmann, o vídeo foi gravado durante a sessão de fotos do editorial “Vive la Fête”, com uma câmera 5dmkII:

    Susana acrescenta que a responsabilidade dos editores também aumenta, e muito, com a inserção da publicação no tablet da Apple. “De agora em diante, os editores também precisam pensar de forma mais completa, lembrando que aquela imagem pode adquirir movimento e que uma entrevista, muitas vezes, pode ser ampliada”.

    Na “MAG!”, as mudanças não foram tão bruscas, e, segundo Paulo, o raciocínio da editoria de moda não mudou em nada, assim como a rotina de preparação dos editoriais continua a mesma. “O que podemos acrescentar nessa versão para iPad são os novos recursos que ele oferece. Podemos fazer um vídeo, um filme, acrescentar uma música. Usar e abusar das surpresas do brinquedinho!”.

    A versão da “MAG!” para iPad está em testes, pois segundo Graziela, a intenção é testar os caminhos que o aparelho possibilita, trabalhar com calma e não “jogar direto pro público”. Mas ela já adiantou que praticamente tudo na revista será interativo, inclusive os anúncios e as matérias de texto, sem contar os editoriais, que trarão vídeos com insights de backstage. “Abrimos só uma fresta dessa tecnologia, ainda há muito para explorar”, finalizou Graziela.

    A primeira edição para iPad da “Elle Brasil” é gratuita para ser baixada direto no aparelho (basta ter uma conta válida na App Store da Apple), e as demais custarão em torno de US$ 6 (como o aplicativo é vendido pelo iTunes, o preço tem que ser em dólar americano).

    Não deixe de ver
    Em especial de Dia dos Pais, Bottega Veneta apresenta modelo de tênis repaginado
    ulia Mestre: entre vampiras, serpentes e feitiços sonoros, artista transforma vulnerabilidade em poder
    Nomes renomados e grandes novidades marcam agenda da Copenhagen Fashion Week
    Focada no estilo americano, Derek Lam e Frēda Salvador reinventam as sapatilhas de luxo
    Para evento de ‘Wandinha’, Jenna Ortega usa looks de Elena Velez e Vivienne Westwood
    Fim de uma era: ‘And Just Like That’ terá fim na terceira temporada e atriz se despede de Carrie
    Meio século! Bonpoint comemora 50 anos durante a Paris Fashion Week
    Prada lança perfume com campanha de novo embaixador global da marca, Tom Holland
    Lindsay Lohan reinterpreta look de Anna, de ‘Freaky Friday’, para divulgação de filme
    Pamela Anderson aposta em look full Gucci para gravação em Nova York