A Havaianas presta homenagem ao seu DNA e inova ao mesmo tempo. Em parceria com a marca alemã Zellerfeld, a icônica fabricante brasileira apresenta, durante a Copenhagen Fashion Week, sua primeira linha de chinelos produzidos via impressão 3D. O lançamento está marcado para setembro, exclusivamente no site da Zellerfeld.
A nova versão mantém os elementos clássicos que marcaram o design da Havaianas: a textura de “grãos de arroz” no solado e o suporte em formato de tiras cruzadas entre os dedos. Porém, o calçado ganha um visual esculturado — com formato arredondado e uma ponta característica que confere modernidade ao desenho original .
A impressão acontece em uma única peça, graças à tecnologia proprietária da Zellerfeld. O resultado é um lattice (estrutura de treliça) denso que promete garantir conforto e amortecimento. Esse processo também viabiliza formas que seriam impossíveis com a borracha tradicional .
Segundo Ieda Pavani, diretora global de design da Havaianas, a iniciativa “é fundamental para reforçar a atemporalidade” da marca e reforçar seu compromisso com design original, autenticidade e inovação, segundo o WWD. Já Cornelius Schmitt, cofundador e CEO da Zellerfeld, afirmou, segundo o WWD, que a parceria ajudou a desenvolver um novo last (forma interna) com separação para o dedão — seu objetivo é aplicar o mesmo conceito em futuras criações 3D.
Novas cores
O modelo será oferecido em cinco opções de cores e será vendido exclusivamente no site da Zellerfeld a partir de setembro. A expectativa é que a peça conquiste públicos que valorizam design experimental e tecnologia de ponta. Além dos tradicionais fãs da marca que acompanham com curiosidade as novidades.
A iniciativa também confluí com a agenda de sustentabilidade e tecnologia avançada da indústria do calçado. Ao optar por fabricação sob demanda, a Havaianas e a Zellerfeld sinalizam um passo em direção à produção eficiente, com menos desperdício de materiais.