O estilista Giorgio Armani, que faleceu neste mês, inicialmente hesitou em aceitar o convite da Pinacoteca di Brera para expor algumas de suas criações icônicas ao lado de obras-primas da arte italiana, que vão do período medieval ao século 19, incluindo artistas como Andrea Mantegna, Caravaggio, Rafael e Piero della Francesca.
No entanto, Anoushka Borghesi, diretora de comunicação global do Grupo Armani, comentou sobre a relutância de Armani em integrar suas roupas em um espaço tão prestigioso. “Ele nunca teria imaginado que suas peças estariam expostas na Pinacoteca”, afirmou à WWD. Embora o convite tenha sido feito em setembro passado, a aceitação veio após um longo período de persuasão, pois o estilista desejava garantir que suas criações não ofuscassem as obras-primas ali expostas.
No evento de prévia da exposição “Giorgio Armani: Milano, Per Amore”, que será apresentada na instituição milanesa de 11 de janeiro de 2026, Borghesi confessou que não estava acostumada a falar em nome de Armani e preferiu manter um perfil discreto. “Sempre estive atrás dele, mas hoje quis trazer um testemunho do Sr. Armani”, revelou.

Armani, que faleceu em 4 de setembro, trabalhou na curadoria da exposição até seus últimos dias. O diretor da Pinacoteca, Angelo Crespi, descreveu a inauguração como um “momento emocional”. Resultado de um ano de planejamento e que carrega um valor cultural e humano significativo.
Moda e educação
Crespi enfatizou que esta é a primeira vez que a moda se integra à missão educacional da instituição. Ressaltando a relevância da moda para compreender as sociedades ao longo da história.
Entre as peças em exibição está um deslumbrante vestido azul lapis lazuli da coleção de outono de 1998, usado por Juliette Binoche no Festival de Cannes de 2016. Próximo à obra “Madonna col Bambino” de Giovanni Bellini, onde a Virgem Maria veste um manto na mesma tonalidade.
Outro destaque é um vestido vermelho vibrante da coleção de outono de 1993, usado por Katie Holmes no Met Gala de 2008. Evento em homenagem à exposição “Superheroes: Fashion and Fantasy”, na qual Armani foi presidente honorário. Esta peça se destaca na capela Bernardino Luini que retrata os Santos Gioacchino e Anna Vergine.

Outras experiências
Ademais, uma calça bordada requintadamente da coleção primavera de 1994 também faz parte da exibição. Cercada por outras criações igualmente elaboradas, flanqueando uma estátua de Canova retratando Napoleão como Marte da Paz.
Ver essa foto no Instagram
A exposição ainda apresenta curiosidades pop-culturais, como uma jaqueta andrógina usada por Grace Jones na capa do álbum “Nightclubbing” de 1981, fotografada por Jean-Paul Goude e que aparece em uma versão com listras.