Sempre engajado pela luta ambiental, Yvon Chouinard, dono e fundador da marca Patagônia, resolveu doar sua empresa para a luta contra a mudança climática após 50 anos à frente da marca. “Vamos doar o máximo de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar este planeta”, disse Yvon ao New York Times.

A empresa foi transferida para a Holdfast Collective, uma organização sem fins lucrativos, como aponta o jornal. Esses fundos foram criados para manter a empresa independente e ter a certeza que os lucros sejam usados para a luta ambiental. A estimativa é de que a empresa seja avaliada em USS$3 bilhões (R$15 bilhões) e que obtenha lucros de US$100 milhões (R$521 milhões) por ano.
Conhecida por ser uma das primeiras empresas a se posicionar a favor das causas ambientais, desde sua fundação em 1973, a marca destinava 1% do total de suas vendas para ativistas do meio ambiente.
Além das incontáveis doações, a marca também é uma das pioneiras em propor novas soluções para a indústria têxtil, como desenvolvimento de peças em algodão orgânico, cânhamo, devim temp e peças upcycling.