FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW RADAR: BALIEIROS, Vinda de Brasília a artista conta de onde surgiu e onde pretende chegar.

    Uma trajetória experimental que já passou desde cerâmica a peças de roupa, Fernanda Balieiros, se encontrou no design de joias e contou ao FFW sobre suas referências, processo criativo e vontades para a marca.

    FFW RADAR: BALIEIROS, Vinda de Brasília a artista conta de onde surgiu e onde pretende chegar.

    Uma trajetória experimental que já passou desde cerâmica a peças de roupa, Fernanda Balieiros, se encontrou no design de joias e contou ao FFW sobre suas referências, processo criativo e vontades para a marca.

    POR Guilherme Rocha

    Quem é você e o que você faz?

    Eu sou a Fernanda, faço joias e também sou a pessoa idealizadora e responsável pela Balieiros. Sou de Brasília mas estou morando em São Paulo há 6 anos. 

    Como você trabalha?

    Eu trabalho fazendo jóias entre minha casa e um ateliê do lado de casa, na região da Vila Mariana em São Paulo. Faço tudo a mão, coloco uma música, acendo um incenso e sento na bancada pra trabalhar. Deixo fluir, não me obrigo a passar um numero x de horas por dia fazendo uma coisa, até porque tem dias que a inspiração não vem e é melhor respeitar o processo.

    Qual seu papel como artista na sociedade?

    Acho que mostrar que pode ser seguro se expressar e que você pode fazer as coisas do seu jeito. Não precisa ser perfeito pra ser legal, na realidade as vezes é bem mais legal quando você busca a sua forma de fazer e mostra um pouco da sua personalidade nas suas coisas.

    Acho que o que mais mudou com o tempo é que fiquei bem mais responsável em relação às demandas da Balieiros, sei o que tem que ser feito e faço sabe? 

    Qual trabalho você mais gosta de fazer?

    O que eu mais gosto de fazer é esculpir a cera. Eu faço as joias primeiro em cera e depois fundo no metal. A parte da cera pra mim é muito gostosa porque eu posso fazer o que eu quiser, é um processo criativo e livre.

    E na real eu gosto de poder criar, poder passar uma ideia abstrata que estava na minha cabeça para a realidade. Gosto também do contato com as pessoas, tenho conhecido muitas pessoas incríveis através da Balieiros.

    E a principal pesquisa pra mim vem de observar pessoas. Sou muito observadora, costumo muito mais observar do que falar, gosto de entender porque alguém está fazendo o que está fazendo. Mas o melhor é quando eu encontro alguém que por algum motivo considero muito inspiradora.

    Como surgiu a ideia de criar suas peças dessa forma?

    Eu nunca fui uma pessoa muito perfeccionista, tenho a maior dificuldade do mundo em fazer coisas retas e pra mim fazer joalheria clássica não ia funcionar porque é tudo muito perfeitinho e tem que ficar tudo reto e um igual ao outro. Então comecei a fazer as peças da forma que era divertido pra mim, sem muitas regras, seguindo minha intuição. E deu nisso, peças mais brutas, tortas, parecendo que estão derretendo ou que tem algo meio errado mas que de alguma forma são agradáveis esteticamente.

    A minha maior influência em estética com certeza é a minha vó porque ela é bem parecida comigo, não consegue fazer nada perfeito. Mas ela faz do jeitinho dela e no fim fica tudo lindo. Minha avó borda colchas, painéis, toalhas… Outra coisa que me influencia são as formas que eu vejo na natureza e seus elementos, principalmente a água.

    Um recado para quem almeja trabalhar na área.

    Seja persistente com o que você acredita, porque muitas vezes parece que as coisas não estão fluindo e da vontade de desistir. Às vezes parece que estamos evoluindo pouco, porém, quando junta o pouquinho de cada dia, faz uma grande diferença. Então, só continue.

    Meus planos são expandir a marca e começar a vender em alguns pontos físicos por que por enquanto só vendemos online e fazer com que a Balieiros tenha um alcance global.

    Onde as peças podem ser encontradas?

    No perfil do Instagram (@balieiros_) e no site Balieiros.com.br 

    Não deixe de ver
    Depois de uma turnê histórica, Oasis apresenta coleções inspiradas ‘Live ’25’
    Dua Lipa abusa de grifes em vídeo promocional dos Jogos de Inverno com Ferragamo e Dolce & Gabbana
    Chilli Beans
    Magia em detalhes! Chilli Beans lança coleção inédita inspirada em Harry Potter
    Crocs lança novo modelo inspirado no Lula Molusco em coleção de ‘Bob Esponja’
    Dunk Low “Embossed Baroque”
    Novo Dunk Low: Nike lança modelo com detalhes em barroco e duas colorways
    Jenna Ortega
    Do all black ao marfim sensual: Jenna Ortega brilha com BEVZA e Dolce & Gabbana
    Adidas Artemisi: O tênis que redefine uma nova era no streetwear brasileiro
    Dior girl: Anya Taylor-Joy chama atenção com dois looks da Dior e joias Tiffany & Co. em Marrakech
    Após se tornar embaixador da Chanel, A$AP Rocky estrela campanha da grife com Margaret Qualley
    Colman Domingo
    Por dentro do The Fashion Awards 2025: Tudo que você precisa saber sobre a premiação