FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O consumo masculino de bens de luxo: fase ou novo caminho do mercado?
    O consumo masculino de bens de luxo: fase ou novo caminho do mercado?
    POR Camila Yahn

    Fendi, Balenciaga e Gucci Inverno 2012 ©Reprodução

    O mercado de luxo tem evoluído de uma forma peculiar. Não só é um mercado que não para de crescer mesmo em tempos de crise mundial, como também tem visto novas segmentações no que toca aos seus consumidores e até à definição da palavra luxo. A tendência é que se deem novos significados e novas atribuições ao mercado de consumo de bens de luxo e que o perfil dos seus consumidores mude. Hoje em dia, por exemplo, esse mercado atende cada vez mais o público masculino.

    Foi-se o tempo em que a conversa sobre moda e artigos de luxo pertencia somente às mulheres. Os homens de hoje estão ligados em tendências, moda, beleza e lifestyle e procuram não só fontes de inspiração como marcas que conversem com eles e que atendam aos seus pedidos.

    Que são atendidos cada vez mais prontamente. Já falamos do sucesso que a Louboutin teve com a abertura de lojas recheadas de solas vermelhas, só para eles. Segundo Alexis Mourot, CEO da marca francesa, “espera-se que em um futuro próximo, a fatia masculina de vendas chegue aos 15% do total”.

    Loja  Louboutin só com artigos masculinos em Paris ©Reprodução

    E a Louboutin não está sozinha. A única loja masculina da Hermès em Nova York, que abriu há dois anos, representou, no ano passado, um crescimento de vendas maior do que a média global nos Estados Unidos; as lojas de departamento mais importantes do mundo, como a francesa Printemps, a britânica Harrods e a americana Bergdorf Goodman, redesenharam as suas lojas para dar mais espaço aos artigos masculinos, que cada vez têm mais  procura; a Louis Vuitton, que recentemente investiu no setor masculino contratando Kim Jones como diretor de estilo de prêt-àporter, lançou um serviço de sapatos feitos sob medida na sua loja em Milão.

    Outro bom exemplo vem de François-Henri Pinault, CEO da gigante da moda PPR, que reúne marcas como a Gucci, Yves Saint Laurent, Alexander McQueen e Bottega Veneta, que adquiriu a Brioni, marca italiana de alfaiataria masculina, e lançou lojas-conceito masculinas da Gucci e da Bottega Veneta na China, mercado emergente onde se espera um crescimento do setor masculino de “mais de 20% para os grandes nomes de marcas europeias de luxo”, diz Thomas Mesmin, analista de produtos de luxo da CA Chevreux.

    Página dupla da primeira edição da “Bloomberg Pursuits” ©Reprodução

    E para os homens que estão sedentos por compras, o melhor mesmo é procurar inspirações — e ter quem as ofereça. O Bloomberg, site premium de notícias financeiras e de negócios, irá ser uma dessas inspirações masculinas, com o lançamento no próximo mês da “Bloomberg Pursuits”, uma revista para os usuários do site (90% dos quais são do sexo masculino), que representam umas das fatias mais ricas da sociedade atual. A publicação vai tratar principalmente de lifestyle, mas será um meio para os anunciantes como Hermès, Chanel, Ermenegildo Zegna e Rolls-Royce comunicarem mais facilmente as suas ofertas masculinas ao seu público.

    A “Bloomberg Pursuits” irá se distinguir da concorrência pelo seu conteúdo editorial diferenciado. “Os nossos leitores não possuem só bens de luxo. Eles têm total domínio e controle sobre eles”, aponta Vince Bielski, editor da revista bilionária, mais uma vez provando a importância das experiências e não da mera posse na redefinição do conceito de luxo.

    Se é tendência para ficar, ou se é fase que passa, o melhor é que as marcas aproveitem a vontade masculina de consumo e  procurem responder e se comunicar da melhor forma possível.

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas