Por Ilane Alves, de Copenhague, em colaboração para o FFW
Se a história da Dinamarca remete à grandiosidade dos castelos nórdicos e aos célebres contos de fada de Hans Christian Andersen, a simplicidade da moda do país é surpreendente. Durante a semana de moda de Copenhagen, o que mais se vê é uma deliciosa combinação de peças versáteis e confortáveis, que servem tanto para o trabalho como para um evento mais sofisticado, mas sempre com um olhar único em relação ao design.
A moda escandinava tem uma estética particular que tem como base o minimalismo e a simplicidade, e a atenção aos detalhes e à alta qualidade dos materiais. Há também uma ala forte que defende a sustentabilidade e métodos de produção éticos. É a melhor tradução para o termo cool.
A simplicidade vista nas roupas, no entanto, não se estende ao evento em si, o maior do norte europeu. A Copenhagen Fashion Week ainda não faz parte dos principais circuitos de moda internacionais, mas caminha para isso. Na edição Outono/Inverno, que começa nesta quarta (29.01) e se estende até domingo (02.02), 41 desfiles serão apresentados e quatro feiras de negócio pretendem comercializar mais de 2.000 marcas nacionais e internacionais. No total, são esperados mais de 50 mil visitantes, entre designers, jornalistas e compradores.
Há um interesse cada vez maior em torno de tudo o que vem da Escandinávia e a semana de Copenhague mostra as novas ideias em torno de moda e design que, por sua vez, estão totalmente conectados ao estilo de vida dos dinamarqueses.
O FFW está em Copenhague e vai mostrar os destaques e apresentar os designers que ninguém pode deixar de conhecer da semana de moda em uma das cidades mais bacanas da Europa. Fique ligado!