Rainha Elizabeth II será homenageada na próxima exposição em Londres, chamada “Rainha Elizabeth II: Sua Vida em Estilo”. A ideia é celebrar o centenário de seu nascimento, em 21 de abril de 1926, e homenagear seu legado e história por meio da moda.
Aliás, Erdem Moralioglu, Richard Quinn e Christopher Kane participarão da exposição que tem inauguração marcada para 10 de abril de 2026, na Galeria do Rei, no Palácio de Buckingham. Segundo o site WWD, haverá 200 peças, sendo que metade delas serão exibidas pela primeira vez. “Do nascimento à idade adulta, de princesa a rainha e do estilo casual ao traje diplomático para o cenário global”, disseram os organizadores.
Será possível ver uma das peças de alta-costura mais antigas de seu guarda-roupa: o vestido de dama de honra em lamê prateado e tule, desenhado por Edward Molyneu. Com apenas 8 anos, ela usou a peça no casamento de seu tio, o Duque de Kent, com a Princesa Marina da Grécia, em 1934.
Além disso, haverá também uma peça de cada uma das coleções passadas dos três designers. Já na publicação original da exposição, Moralioglu, Quinn e Kane farão uma reflexão sobre o legado fashion da Rainha Elizabeth.
Homenagem dos organizadores
Sobre o guarda-roupa da Rainha, Moralioglu descreveu como “um retrato de uma vida muito longa, uma vida de dever, e de muitas maneiras é uma cápsula do tempo. Captura um momento muito específico e importante da história”. Ainda de acordo com o WWD, Quinn afirmou que a monarca teve um impacto enorme na moda britânica.
Por fim, Kane rasgou elogios: “Suas roupas contam a história da Grã-Bretanha e sua identidade em transformação através da moda. Para designers e estudantes, oferece uma aula magistral sobre silhueta, construção, repetição, simbolismo e, talvez o mais importante, sobriedade”.