“Empresas mais espertas estão usando modelos asiáticas para entrar no mercado da China e tentar criar uma conexão emocional com os consumidores, e dar-lhes uma aspiração”, afirmou Shaun Rein, diretor administrativo da China Market Research Group, à AFP.
“Quando você olha para algumas dessas grifes, como a Louis Vuitton, elas estão gerando uma parte significativa de sua receita global na China, então faz sentido ter modelos asiáticas em suas campanhas e desfiles”.
A modelo chinesa Liu Wen se tornou no ano passado o primeiro rosto asiático da marca de beleza Estée Lauder, e ela tem sido solidamente chamada para desfiles desde sua estreia em 2008. No fim de 2010 ela se tornou a primeira modelo chinesa a ter desfilado mais de uma vez para a gigante norte-americana de lingerie Victoria’s Secret.
Outras modelos asiáticas incluem Shu Pei, da China, que é um dos rostos da Maybelline e também é a estrela dos anúncios impressos da Gap. Danica Magpantay, das Filipinas, foi selecionada em janeiro como a Supermodel of the World, pela Ford, e esteve nas passarelas de Nova York em fevereiro.
Modelos orientais do sexo masculino também têm ganhado mais exposição, com o ator taiwanês-canadense Godfrey Gao, por exemplo, nomeado o primeiro rosto asiático da Louis Vuitton.
A China é o mercado de artigos de luxo com o mais rápido crescimento no mundo, e até 2015, prevê-se que será a maior compradora do mundo de produtos como cosméticos, bolsas, relógios de pulso, sapatos e roupas, de acordo com consultoria da PriceWaterhouseCoopers.
Veja na galeria do FFW alguns dos nomes orientais de destaque: