Gary Dakin e Jaclyn Sarka, ex-bookers da Ford Models, abriram recentemente a Jag, uma agência de modelos que representa mulheres de todos os tamanhos. “O objetivo é colocar meninas de qualquer tamanho em capas de revistas, campanhas, e não parar por aí”, explica Dakin ao site Fashionista. Dakin e Sarka dirigiam juntos a divisão de plus size da Ford Models, que desde 1998 representa modelos dessa categoria. Esta sempre foi uma divisão pouco significativa para a empresa até que sob a direção de Dakin lançaram nomes como Crystal Renn, Tara Lynn e Candice Huffine, que estrelaram editoriais e capas de revista e reativaram a discussão de tamanhos na moda.
Apesar de tudo, no último mês, a Ford fechou essa seção. “A Jaclyn e eu vimos uma oportunidade de pegar as meninas que tínhamos desenvolvido e construir uma marca nova, diferente”, diz Dakin. “A maioria das meninas que representamos é tamanho 14/16 [42 a 44 europeu], mas se nos apaixonarmos por uma menina de tamanho 8 ou 6 [34 ou 36 europeu], também a aceitamos”, continua. A proposta da Jag é não limitar ninguém, pois o mercado por si só já é bastante limitador.
A nova agência começa as suas atividades com um portfólio de 30 modelos incluindo nomes como Jennie Runk, que recentemente virou notícia quando foi a estrela da linha de beachwear criada por Beyoncé para a H&M. Runk, juntamnente com a sua “nova casa”, quer continuar a dar voz às questões plus size e ser uma inspiração para jovens meninas.