Por Paula Rita Saady, em Paris
Sábado à noite, nos salões da tradicional escola Lycée Henry IV, no 5éme arrondissement, o rapper Kanye West apresentou sua coleção de estreia na semana de moda de Paris em clima de red carpet. A lista era seleta: somente a elite da moda como Anna Wintour e Carine Roitfeld, celebridades como Lindsay Lohan, Leigh Lezark, Jared Leto, Irmãs Olsen e até designers como Olivier Theyskens, Alexander Wang, Azzedine Alaïa e Jeremy Scott estiveram lá para apoiar o rapper-designer.
A porta do evento era o place to be: uma multidão de adolescentes ávidos esperava e gritava a cada pessoa que chegava. Não teve Beyoncé, como anunciado, mas teve Ciara, outra cantora de R&B, fisicamente parecida, e muitas pessoas se confundiram.
O twitter foi palco da espontaneidade nem sempre bondosa das editoras de moda. “Na próxima estação, Kanye deveria contratar um alfaiate, as modelos estão nadando dentro das roupas”, disse Cathy Horyn, do “New York Times”. Outra jornalista, Jessica Michault, do “International Herald Tribune”, declarou: “O desfile de Kanye West prova que todos podem amar moda, mas nem todos podem virar estilistas”. Mas Carine Roitfeld defendeu: “Ele entende tanto de moda que poderia ensinar”.
A moda era luxuosa e sexy, bem no estilo Balmain. Nenhuma novidade, mas certeza de sucesso. Na saída, os fãs pediam aos fashionistas o convite usado para guardar como souvenir. Um evento midiático muito mais que um ensaio sobre a moda. Tudo bem, o público também precisa disso.