FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Milão: desfile da Gucci fortalece o romantismo dark
    Direto de Milão: desfile da Gucci fortalece o romantismo dark
    POR Redação

    Por Juliana Lopes, de Milão

    À esquerda: o primeiro look da passarela já dá a dica: a jaqueta pesada de couro vem combinada com o saião de veludo comprido. À direita: casacão 7/8, loook dark-cavalaria e motivos florais ©ImaxTREE

    O desfile de Outono-Inverno 2012/2013 da Gucci nos faz pensar numa consolidação, e evolução, dos gostos e valores contemporâneos de moda. A sensação é a de que Frida Giannini absorveu muitos elementos atuais e ainda os fez “render” no bom sentido, aproveitar a vanguarda para os próximos anos.

    Parece abstrato demais? Vamos aos poucos. Sabe esse approach romântico que a moda tem trazido com muita força, nos últimos quatro anos, principalmente? Um romântico onde algumas vias se misturam: a new-hippie (pensemos em ícones da música como Devendra Banhart e Florence Welch) e a new-romântica (pensemos nos góticos dos anos 80). Ou seja, um romântico solar e um romântico dark, para simplificar.

    À esquerda: elementos que caem bem no dark: transparência e estampa floresta noturna. À direita: look que prova que o romântico new-hippie + dark ainda funciona ©ImaxTREE

    Foquemos no clima romântico-dark. Entre os italianos, Roberto Cavalli já estava neste caminho em uma das fases da coleção Outono-Inverno 2010/2011. Um pouco mais barroco e animalesco, claro, mas o mood já era esse, com roupas escuras, compridas, que esvoaçam fora do corpo, e um cuidado com texturas (de transparências a bordados) e escolha de cores (que parecem todas irmãs do preto, ainda que sejam dourados, marrons, verdes, azuis ou berinjelas). Outra referência é a maison francesa Dior, mais precisamente no último desfile de John Galliano, a coleção Outono-Inverno 2011/2012. Os primeiros looks da passarela já traziam essa pegada romântica dark.

    Nesta temporada a Gucci confirma oficialmente a continuação do mood romântico-dark com todas as letras. “É o romantismo moderno. A sensualidade dramática, o glamour obscuro”, disse Frida Giannini em comunicado para a imprensa. Fala-se em noir, transparências, espírito boêmio, dândi. Estampas de animais exóticos, penas escuras, capas de couro. E o batom escuro? Nada soa extremamente novo, mas ainda é novo.

    À esquerda: o look cavaleiro Zorro encontra transparência em cima e calça com textura volumosa. À direita: os últimos seis looks foram vestidões transparentes ©ImaxTREE

    Tudo isso para dizer que, no fundo, essas mulheres da Gucci poderiam ir juntas para a mesma festa das outras dark-românticas das últimas estações. E ninguém ia se sentir fora do tempo. Porque o mood ainda é este e, pelo que nos mostrou Frida Giannini na passarela, tem conteúdo para durar. O que é bom, num momento em que tantas criações velozes são esquecidas em poucas semanas.

    Não deixe de ver
    Dior inaugura nova flagship em Nova York com experiências exclusivas
    Motorola lança nova coleção tecnológica e luxuosa em parceria com Swarovski
    Mecca eleva o luxo da beleza a outro nível com mega loja localizada em Melbourne
    Prada inova portfólio e lança bola de basquete de colecionador, além de linha de acessórios
    Do sucesso de Labubu ao luxo de Dimoo: Chopard aposta na fofura fashion para o Qixi
    Chapéu de crochê: O acessório usado na Copenhagen Fashion Week que promete ser tendência
    Cafés x Coworkings: onde termina o café e começa o home office?
    Anne Hathaway é vista com vestido azul brilhante em set de ‘O Diabo Veste Prada 2’
    Martha Medeiros revela nova coleção de verão 2026, intitulada ‘Bruma do Sertão’
    Catherine Zeta-Jones resgata o glamour gótico de Mortícia Addams em produções