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    Depois de anos copiando seu icônico xadrez, Burberry processa rede americana Target
    Depois de anos copiando seu icônico xadrez, Burberry processa rede americana Target
    POR Redação

    Num momento em que todas as grandes marcas buscam assegurar suas identidades, num esforço nítido para agregar valor às suas criações, processos judiciais já não são novidade.

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    A mais recente delas é o processo que a inglesa Burberry agora trava contra o Target, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos. O motivo, claro, o icônico xadrez da marca, criado na década de 1920 ainda como revestimento de casacos e adaptado como statement da indústria só em torno de 1990. O tartan escocês que virou o símbolo da marca inglesa passou, desde então, a ser copiado pelo mundo.

    Basta uma rápida pesquisa no google para entender: marcas, inclusive as grandes, como a Banana Republic, possuem suas versões do “xadrez Burberry”. Um rápido passeio por mercados populares, como o bairro de Chinatown, em Nova York, ou até mesmo na rua 25 de Março, em São Paulo, são suficientes para entender o alcance da estampa. O problema com o Target, de acordo com o processo, iniciado na corte de Nova York, é a insistência. A marca acusa a rede de “copiar, repetida e notoriamente, as icônicas e luxuosas as estampas xadrez da Burberry“. Diferente de outros casos parecidos, o processo não foi causado por uma coleção em específico, mas sim pelo uso da estampa durante anos.

    Algumas das "similaridades" apontadas no processo ©Reprodução
    Algumas das “similaridades” apontadas no processo ©Reprodução

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