A alemã Jil Sander e o francês Hedi Slimane não são os únicos estilistas retornando às passarelas este ano. Veronique Branquinho, designer belga que teve que dar fim as suas linhas feminina e masculina em 2009, como resultado da crise econômica global daquele ano, está relançando sua marca em parceria com a empresa italiana Gibò Co. SpA, e vai desfilar sua coleção de Verão 2013 na semana de moda de Paris, na terça (25.09).
O papel da Gibò, de acordo com a própria companhia, será o de “reestabelecer a marca em lojas de qualidade ao redor do mundo, a começar com o ready-to-wear e os sapatos, seguindo, no futuro, para os acessórios”. A respeito da parceria, Branquinho afirmou ao “WWD”: “Antes, eu tinha uma empresa independente. Eu era responsável por tudo. Nesta nova situação, sinto-me muito confortável, porque estou ocupada apenas com a parte criativa”.
A designer já trabalhava desde 2000 com uma subsidiária da Gibò em sua linha de sapatos, que foi o único segmento sobrevivente de sua marca; além disso, desde 2009, ela atuou durante cinco temporadas como diretora artística da marca belga de artigos de couro de luxo Delvaux.
Branquinho, com seu estilo clean e moderno, despontou no cenário de moda ao fim dos anos 1990, ao lado de outros talentos belgas como Raf Simons e Olivier Theyskens. Neste seu retorno ao mundo do ready-to-wear, ela descreve suas criações como “um pouco mais adultas”, afirmando que “quando você precisa começar de novo, não é fácil, mas depois do começo, foi um processo muito intuitivo, de certa forma, para mim. Eu não queria jogar fora tudo o que eu tinha feito [no passado], mas acho que tenho evoluído como pessoa, e espero que as pessoas possam ver isso traduzido em meu trabalho”.