FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    De Hermès a Homiés: a onda das paródias no mundo da moda e a reação das grifes de luxo
    De Hermès a Homiés: a onda das paródias no mundo da moda e a reação das grifes de luxo
    POR Redação

    Moletom “Homiés” da marca Brian Lichtenberg ©Divulgação

    Quem costuma acompanhar blogs internacionais de street style já deve ter notado a onda de paródias de grifes que têm marcado muitos looks por aí: Céline vira Féline, Commes des Garçons vira Commes des Fuckdown, e Hermès vira Homiés, Hotmès e Hornés, entre outros exemplos de criatividade. “As grifes de luxo – e seus famosos logos – estão sendo assimiladas por fabricantes de streetwear em um frutífero casamento de high e low, chique e street. A tendência é um indicativo do apelo das marcas de luxo e do diálogo contínuo entre alta moda e cultura jovem”, bem descreve o “WWD” em reportagem sobre o tema.

    “Em posição central nesta tendência, no entanto, estão as questões legais de proteção de marcas registradas – e quais estratégias legais as grifes devem adotar para proteger seus logos ao mesmo tempo em que cultivam seu público potencial de consumidores ligados em estilo”, articula o veículo. Para alguns dos envolvidos, a estratégia tem sido a de… rir junto. Riccardo Tisci, da Givenchy, postou em seu instagram a foto de uma camiseta da marca LPD que usa seu sobrenome como o de um jogador de futebol americano (de acordo com a LPD, o escritório da grife francesa encomendou várias dessas peças); e Olivier Rousteing publicou uma foto dele mesmo usando um suéter da Criminal Damage que brinca com o logo da Balmain, grife da qual ele é diretor criativo.

    Camiseta “Tisci” e o moletom “Ballin'” em fotos dos instagrams de Riccardo TisciOlivier Rousteing ©Reprodução

    Do outro lado, o “WWD” cita algumas das grifes que já tomaram ações legais contra casos de paródias: no começo do ano, advogados da Dolce & Gabbana entraram em contato com a LPD pedindo a retirada do mercado da camiseta esportiva “Gabbana” (da mesma linha com o sobrenome Tisci, citada no parágrafo anterior). “Eles acharam que causava confusão entre as marcas. Eu respeito o pedido deles, mas acho que eles não entenderam o conceito”, disse o fundador da empresa. A Cartier também é mencionada nesse grupo, por ter pedido (e conseguido) a retirada do mercado dos bonés “Cuntier”; assim como a Louis Vuitton, que entrou na justiça contra uma fabricante de acessórios caninos chamada Chewy Vuitton, mas que perdeu o caso porque a linha dos produtos-paródia foi considerada muito distante do seu núcleo de negócios.

    “A legalidade de uma paródia depende de duas coisas-chave: se o consumidor passa a confundir as duas marcas e se há uma diluição do valor da marca original”, disse Joseph Gioconda, advogado especializado em propriedade intelectual e que representa, entre outros clientes, a Hermès. “É seguro dizer que na comunidade dos designers, há uma gama de opiniões sobre esse tipo de atividade. De um lá, há as companhias como a Louis Vuitton, que assumiram uma postura bastante agressiva em relação ao uso de seu nome e logo em qualquer contexto. Outras grifes veem isso como um ato relativamente sem consequências, sem ameaças diretas aos seu valor comercial. As marcas têm diferentes culturas e sensibilidades”.

    Veja na galeria abaixo mais exemplos de paródias:

    Não deixe de ver
    Nova collab Ugg Hidden
    Ugg e Hidden trazem releituras de botas e mules clássicos em nova collab
    Charli XCX com vestido Erdem
    Charli XCX aposta em look dramático da Erdem e véu em estreia de ‘Wuthering Heights’
    Casaco de pele de Dua Lipa
    Casaco de pele sintética como estrela do look: Inspire-se no visual de Dua Lipa
    Como a Princesa Diana inspirou a criação da icônica bolsa Lady Dior?
    Como usar o estilo gótico romântico no dia a dia
    Como usar a estética gótica romântica no dia a dia: Guia de estilo com 3 dicas
    Kate Middleton brilha em look monocromático marrom com pegada Y2K e colar simbólico de coração
    Hailey Bieber e Zoë Kravitz curtem noite juntas
    Hailey Bieber e Zoë Kravitz apostam em looks despojados para noite juntas em Hoollywood
    Margot Robbie aposta em look escultural de Maison Margiela em press tour em Paris
    Gavin Casalegno, de ‘O Verão que Mudou Minha Vida’, é novo embaixador de perfume masculino
    Willow Smith, Anya Taylor-Joy e Malu Borges no evento da Dior
    Willow Smith, Anya Taylor-Joy e Malu Borges se encontram em evento da Dior em LA