FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quadriculado
    Quadriculado
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, de Paris

    Louis Vuitton Verão 2013 ©Paula Rita Saady

    A Louis Vuitton abriu o último dia da semana de moda de Paris Verão 2013 com um desfile performance (veja as fotos aqui). Esta é uma coleção dedicada ao Damier, o tabuleiro de xadrez, que também é um dos símbolos da maison.

    Dessa vez não havia monograma, o que é especialmente raro em um desfile Louis Vuitton. Mas se houvesse, iria quebrar o efeito do desfile, que foi mais uma performance: modelos chegavam em dupla em um cenário quadriculado, por meio de escadas rolantes, e caminhavam de maneira sincronizada usando looks complementares. “As modelos em dupla serviam para destacar o grafismo do desfile”, disse o estilista Marc Jacobs, no camarim, aos jornalistas (FFW também estava lá).

    “Les Deux Plateaux” ©Paula Rita Saady

    Essa ideia foi concebida em colaboração com o artista Daniel Buren, o mesmo que fez a instalação “Les Deux Plateaux”, em que 260 colunas listradas alinhadas decoram a entrada do Palais Royal, em Paris. Um ponto turístico, mas Marc é um americano encantado por Paris e esse desfile tem muito da Op Art e do senso de humor do filme “ Who are you, Polly Maggoo?” (1966), de William Klein, que por acaso conta a vida de uma americana em Paris através da moda. Uma ironia às amigas que vão ao shopping e se vestem parecido? Mas na Vuitton essa imagem funcionou, pois as roupas brincavam com os comprimentos e proporções, sempre mantendo o xadrez, em preto/branco ou amarelo/branco, e outros em tamanhos diferentes. Até as flores nas estampas eram compostas por cubos, e a bolsa ficou mais quadrada e pequena. Os mais interessantes foram os de efeito vazado, feitos à mão. “Eu queria cortar o romance, tão forte nas últimas coleções. Queria algo poderoso sem precisar contar um história — acabei chegando no xadrez”, explicou Marc à imprensa.

    Marc Jacobs no backstage da Louis Vuitton ©Paula Rita Saady

    A saia tubular, a barriga de fora, ternos, decote em V profundo, transparências, e vestidos linha A – todos os must have do verão estavam lá, em embalagem gráfica e visualmente emocionante. “É um desfile que faz bem para os olhos, e faz pensar muito sobre a moda” , resumiu Carine Roitfeld ao FFW na saída do desfile.

    Não deixe de ver
    Modelo Danielle Slavik, renomada na Balenciaga, falece aos 81 anos, em Paris
    Zara lança nova coleção em collab com com o pintor ganês Otis Kwame Kye Quaicoe
    Sulanca: do retalho à passarela
    Luxo consciente! Marca de skincare Beau Domaine aposta em embalagens renovadas
    Marca esportiva inova ao lançar linha de toucas de natação para cabelos crespos, dreads e volumosos
    Casual e luxuoso! Dakota Johnson aposta em tênis chunky e bolsa Gucci maxi nas ruas de Nova York
    ‘Reborn Series: Iconic Stories’: Bvlgari aposta em série digital com ícones contemporâneos
    Oakley faz parceria e irá produzir viseiras espaciais para missão Artemis III ao polo sul lunar
    Nova fase na Marni: Meryll Rogge assume direção criativa da marca italiana
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look