FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça a House of Aama, marca que resgata a herança negra do Sul dos EUA
    Conheça a House of Aama, marca que resgata a herança negra do Sul dos EUA
    POR Redação

    House of Aama foi criada em 2013, mas apenas agora é que as pessoas estão ouvindo falar dela. Muitas reviravoltas aconteceram desde então até que a dupla por trás da empreitada, Akua Shabaka e sua mãe Rebecca Henry, chegaram no ponto certo do que queriam fazer: uma marca que traduzisse sua identidade cultural. Akua e Rebecca vêm de uma família negra do Sul dos Estados Unidos, com histórias, costumes e hábitos que vão se perdendo ao longo dos anos e das trocas de gerações. A House of Aama é também uma maneira de resgate de suas raízes.

    Elas começaram a trabalhar com upcycling em 2013 quando Akua tinha 16 anos. A primeira coleção, chamada Urban Nomad, veio em 2014, feita com tecidos do Kenya e ostentando símbolos de tribos africanas.

    A imagem fresca da coleção atraiu a atenção dos organizadores do Afropunk, que convidou a marca para participar do festival em Nova York. Mas chegando lá, elas se depararam com vários outros designers que também usavam tecidos africanos e decidiram que teriam que encontrar uma maneira menos óbvia de expressar sua identidade cultural.

    Mas Akua mudou-se para Nova York em 2015 para estudar na Parsons e sua mãe ficou em Los Angeles, onde também trabalhava como advogada. Akua começou a trabalhar como modelo e fez campanhas para Gucci e Valentino. O que poderia ter sinalizado um fim resultou, na verdade, em uma etapa importante na história da marca. Inspirada pela faculdade, Akua cuidava da direção criativa e dos negócios, enquanto Rebecca costurava e produzia as roupas. mae-filha-house

    Agora, mãe e filha colhem os primeiros frutos com a recém lançada coleção de Inverno 17, chamada Bloodroot. O nome vem de uma erva rara chamada bloodroot, que antigamente era usada como remédio alternativo e considerada um guardião das famílias. Essa linhagem de costumes da comunidade é uma das inspirações da nova coleção.

    Outra referência forte é Jamaiel Shabaka, pai de Akua. Respeitado baterista de jazz de vanguarda, ele – e seus ideais – é uma influência constante no processo criativo da House of Aama. “Muito da minha identidade cultural vem dele, especialmente em termos de ser verdadeiro consigo mesmo e ter uma identidade forte. Meu pai, quando entra em um lugar, você já sabe de onde ele vem e como ele é. Acho isso muito importante, especialmente por ser negra, porque nós temos que ter conhecimento da nossa história. Então eu devo muito disso a ele”.

    A coleção traz vestidos de inspiração vitoriana atualizados para os dias atuais, ternos listrados, tops cropped feitos com tecidos africanos, blusas de seda… Os vídeos criados para divulgar Bloodroot têm a participação do ator Ashton Sanders, astro do filme Moonlight e amigo de Akua desde a pré-adolescência.

    Há um elemento mais profundo por trás do conceito – o das raízes negras do Sul dos EUA – e que claramente aparece na campanha. Ela traz uma dignidade aos ancestrais e empoderamento aos jovens. “Nossos projetos são um reflexo do Sul dos Estados Unidos no pós guerra. Estamos inspirados por este período porque acreditamos que é muito significativo na cultura negra”, diz Akua. “Nossa representação é necessária na indústria”.

    Não deixe de ver
    Keke Palmer chama atenção ao usar vestido vintage da Versace em tapete vermelho
    ‘Holi Dreams’: Mixed apresenta uma nova versão de verão luxuoso e inspirado na Índia
    ‘The One’: Vivara lança nova coleção de relógios automáticos com 24 rubis no mecanismo
    Na China, nova exposição aprofunda carreira e legado da lendária Vivienne Westwood
    Outono 2025: Kate Moss estrela prévia de nova coleção da Saint Laurent
    Net-A-Porter lança uma curadoria especial de desejos para o pré-outono 2025
    Amor no ar! Burberry apresenta coleção cápsula inspirada no Dia dos Namorados chinês
    Rare Beauty anuncia o lançamento do primeiro perfume da marca, ‘Rare Eau de Parfum’
    Jenna Ortega usa look ousado da coleção de outono 2025 da Givenchy para evento de ‘Wandinha’
    Moncler anuncia local de primeiro desfile da coleção outono-inverno nos EUA; saiba onde