A jornalista Cathy Horyn, do “The New York Times”, reportou hoje (09.04) que a Dior vai anunciar Raf Simons como seu novo diretor criativo, mais de um ano depois que John Galliano foi despedido em meio a um escândalo causado por alegações antissemitas. Simons, que foi demitido da Jil Sander em fevereiro deste ano, pouco antes do desfile Inverno 2012 da marca, deve apresentar sua primeira coleção para a Dior em julho, na temporada Outono/Inverno de alta-costura.
“Na primeira vez que ouvi sobre o cargo na Dior”, o belga afirmou ao “The New York Times”, “eu pensei, ‘isso parece certo’”. Ao jornal, ele ainda disse: “Claro que não fui aos arquivos ainda, mas para mim, o maior impacto é o dos 10 primeiros anos da Dior e como fazer uma conexão daquilo com o século 21. O Sr. Dior foi muito inovador dentro de um período de tempo muito pequeno. E isso foi no meio do século 20, um período que me interessa muito, seja no que diz respeito à moda, arquitetura ou arte. Então acho muito desafiador repensar a alta costura”. Ainda sobre o mesmo tema, ele declarou não ser “uma dessas pessoas que diriam ‘ah, a alta-costura não faz mais sentido porque tudo hoje deveria ser acessível’. Claramente há um interesse das pessoas por esse nível de criatividade”, principalmente “considerando-se o que aconteceu nos últimos 10 anos, com a moda se tornando mais produzida em massa”.
Questionado se ele se preocupa com a pressão de comandar uma grande maison, Raf Simons diz que não. “Sou uma pessoa que assume responsabilidades”, e também destaca seu perfil colaborativo: “Eu não sou uma pessoa isolada. Quanto mais eu me conecto com as pessoas, mais tenho a sensação de que as coisas funcionam”.
A marca já enviou sua declaração oficial sobre a entrada de Simons em sua direção criativa. Leia abaixo a tradução do texto:
“Christian Dior anuncia hoje (09.04.12) a entrada de Raf Simons na Direção Artística para Alta-Costura, Prêt-à-Porter e linhas de acessórios. É com uma grande animação que a House of Dior dá as boas vindas a Raf Simons, um dos maiores talentos da atualidade. A primeira coleção de Dior mudou radicalmente os códigos de elegância em todo o mundo. Seguindo o legado de seu fundador, a jornada de Simons na Dior irá levar seu estilo icônico ao século 21. ‘É com o maior respeito por sua história maravilhosa, seu conhecimento sem paralelos e sua habilidade com peças artesanais que eu me junto a magnífica House of Dior. O senhor Christian Dior sempre foi para mim o mais inspirador dos costureiros. No mundo inteiro, o nome Dior simboliza o máximo em elegância e refinamento. Estou verdadeiramente honrado em me tornar Diretor Criativo da mais celebrada marca francesa do mundo’, diz Raf Simons.
A primeira coleção de Alta Costura da Dior criada por Raf Simons será apresentada em Paris, em julho de 2012″.