FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Com figurino da Prada, “The Great Gatsby” resgata o glamour dos anos 1920
    Com figurino da Prada, “The Great Gatsby” resgata o glamour dos anos 1920
    POR Redação

    Croquis de Miuccia Prada para o filme “The Great Gatsby” ©Divulgação

    A colaboração de Miuccia Prada com Catherine Martin, da equipe de figurino do filme “The Great Gatsby”, já havia sido anunciada, mas apenas nesta segunda-feira (21.01) é que foi divulgada parte dos croquis da estilista italiana. De acordo com a “Vogue” britânica, a parceria rendeu cerca de 40 modelos, que, em sua maioria, foram produzidos a partir dos arquivos da Prada e da Miu Miu.

    “The Great Gatsby”, dirigido por Baz Luhrmann, é baseado na obra do escritor americano F. Scott Fitzgerald e se passa em 1922. Em virtude do período histórico, o figurino feminino do longa-metragem traz mulheres recém-libertas do espartilho, com vestidos de silhueta tubular que deixam braços e parte das pernas à mostra. Maquiagem e cabelo seguem a “cartilha” de Louise Brooks e Josephine Baker: na boca, tons avermelhados, como o carmim, e nos olhos, muito rímel; já os cabelos, curtos e com pontinhas saindo das orelhas até a maçã do rosto.

    – Trailer de “The Great Gatsby”, com estreia no Brasil prevista para o dia 14 de junho:

    Mas, voltando ao figurino, as peças, confeccionadas em diversos tecidos, como veludo e variações de seda, trazem aplicações de cristais, paetês e franjas, além de peles. “Nossa colaboração com [Miuccia] Prada remete ao gosto europeu que estava surgindo entre a aristocracia da Costa Leste [dos Estados Unidos] nos anos 1920”, comentou Catherine Martin, que ainda adicionou: “A moda desse tempo viu o desenvolvimento de uma dicotomia entre aqueles que aspiravam ao look dos privilegiados da Ivy League [grupo de oito universidades privadas do Nordeste dos Estados Unidos], e aqueles que aspiravam ao glamour europeu, sofisticação e decadência.”

    Croquis de Miuccia Prada para o filme “The Great Gatsby” ©Divulgação

    A verdade é que a moda adotada até o final da década de 1920 reflete realmente o momento de prosperidade pela qual passava a sociedade americana, enriquecida após a Primeira Guerra Mundial, mas que acabou em 29 de outubro de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Assim, a atmosfera do filme, permeada pelo jazz, é de riqueza, luxo e euforia, que são apresentados a partir das grandes festas oferecidas por Jay Gatsby, interpretado por Leonardo DiCaprio. Os personagens masculinos são, indiscutivelmente, maioria, mas seus figurinos não diferem muito: smoking, ternos e flores e lenços na lapela, enquanto os papeis femininos, preenchidos por Carey Mulligan, Isla Fisher e Elizabeth Debicki carregam a tal sofisticação a que Martin se referiu.

    Carey Mulligan e Elizabeth Debicki nos pôsteres de “The Great Gatsby” ©Reprodução

    Esta, no entanto, não é a primeira colaboração entre Prada, Luhrmann e Martin. Em 1996, no segundo filme do diretor australiano, “Romeu + Julieta”, a estilista italiana criou o traje de casamento do protagonista, vivido por DiCaprio. E a figurinista, por sua vez, trabalhou no longa-metragem como designer de produção. Já em 2012, na exposição “Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations”, do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, Luhrmann e Prada voltaram a se unir para o desenvolvimento de um curta para a mostra.

    – “Schiaparelli and Prada: Impossible Conversation”, dirigido por Baz Luhrmann:

    Não deixe de ver
    Em especial de Dia dos Pais, Bottega Veneta apresenta modelo de tênis repaginado
    ulia Mestre: entre vampiras, serpentes e feitiços sonoros, artista transforma vulnerabilidade em poder
    Nomes renomados e grandes novidades marcam agenda da Copenhagen Fashion Week
    Focada no estilo americano, Derek Lam e Frēda Salvador reinventam as sapatilhas de luxo
    Para evento de ‘Wandinha’, Jenna Ortega usa looks de Elena Velez e Vivienne Westwood
    Fim de uma era: ‘And Just Like That’ terá fim na terceira temporada e atriz se despede de Carrie
    Meio século! Bonpoint comemora 50 anos durante a Paris Fashion Week
    Prada lança perfume com campanha de novo embaixador global da marca, Tom Holland
    Lindsay Lohan reinterpreta look de Anna, de ‘Freaky Friday’, para divulgação de filme
    Pamela Anderson aposta em look full Gucci para gravação em Nova York