A Federação Espanhola das Indústrias do Calçado continua a expandir sua atuação internacional ao destacar o design e a tradição artesanal de suas marcas. Depois da exibição realizada no Palazzo Morando, em Milão, no início deste ano, a mostra “Cristóbal Balenciaga. Shoes from Spain Tribute” chega ao Brasil em formato fotográfico. A exposição reúne 16 imagens capturadas pelo fotógrafo Juan Carlos Vega e apresenta não apenas criações emblemáticas de Balenciaga, mas também peças de diversas marcas espanholas de calçados, celebrando a inovação e a sofisticação do setor.
Em cartaz no Hotel Rosewood, em São Paulo, a exposição pode ser visitada até o próximo sábado, 31. A realização da mostra conta com o apoio institucional da Harper’s Bazaar Brasil, referência no jornalismo de moda de luxo. E do Ministério do Turismo da Espanha no Brasil, além da própria Federação Espanhola das Indústrias do Calçado, organizadora da ação.
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Além disso, a exposição integra uma estratégia mais ampla da Turespaña, agência pública encarregada da promoção turística internacional da Espanha. Nesse contexto, a Turespaña lançou, no início deste ano, a edição em português do guia “A Espanha pelos olhos de Balenciaga”. Que apresenta o legado cultural e artístico do estilista. Oferecendo ao público brasileiro uma nova perspectiva sobre sua obra.
Por fim, essa colaboração entre moda, arte e promoção cultural reflete uma tendência crescente no mercado de luxo. O uso de experiências imersivas e narrativas visuais para ampliar o alcance de marcas e criadores. No entanto, a iniciativa reforça o papel da indústria espanhola de calçados como um polo de excelência criativa e posiciona Cristóbal Balenciaga como um emblema da elegância atemporal e da vanguarda estética.