A Copenhagen Fashion Week teve início na última segunda-feira, 5, e os entusiastas da moda presentes ao evento já estão abraçando uma nova tendência para o verão: o chapéu de crochê.
Este acessório, que combina habilidade artesanal e um apelo nostálgico, possui origens nos toucados utilizados entre o final do século 19 e início do século 20, criados para proteger os cachos das mulheres durante a noite. Com o passar dos anos, o estilo evoluiu para bonés decorados, que se tornaram parte do visual das flappers nos anos 1920, sendo posteriormente revisitado com a onda de toucas de banho da década de 1950 e transformado em um acessório icônico por estrelas pop e hippies nos anos 1970.
Na sequência dessa evolução cíclica da moda, os chapéus de crochê ressurgiram no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Sendo usados por celebridades como Cameron Diaz e Anne Hathaway.
O estilista de celebridades Leon Gray comentou sobre a nova tendência. “Ver essa emergente tendência de chapéus trançados me fez lembrar imediatamente da icônica assistente de moda Andie Sachs, do filme ‘O Diabo Veste Prada’. Combinado com um casaco trapézio no filme, ele evoca uma sensação dos anos 60, o que é uma maneira divertida de apresentar esse estilo de cabeçote,” disse ele à WWD.

No evento dinamarquês, os novos chapéus de crochê oferecem uma alternativa refrescante aos chapéus de verão tradicionais. Variando desde tons neutros sutis até cores vibrantes e detalhes em miçangas. A marca Kroon 02, com sede em Luxemburgo, se destaca como uma das favoritas entre os convidados. Apresentando uma linha de chapéus adornados com franjas, cristais e ráfia.
Possível peça viral
Com a chegada do outono, os chapéus de crochê têm potencial para se tornarem a peça viral da transição sazonal. Em Copenhague, influenciadores estão combinando essas peças com suéteres coloridos, jaquetas leves contrastantes e sobretudos.
Além da Kroon 02, outras marcas oferecem chapéus de crochê ou silhuetas semelhantes. Como o boné trançado da Giorgio Armani, a boina de tecido trançado da Prada e o boné de crochê em seda da Loro Piana.