FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Veja bem de perto a cenografia da Bienal para a 32ª edição do SPFW
    Veja bem de perto a cenografia da Bienal para a 32ª edição do SPFW
    POR Redação

    A Bienal toda pintada de preto ©Juliana Knobel/FFW

    A 32ª edição do SPFW começou na quinta-feira (19.01) na Bienal do Ibirapuera, onde acontecem 25 dos 30 desfiles do evento. Com o tema “Pensamentos”, a proposta do Inverno 2012 é refletir sobre o universo criativo da mente humana e como se formam as ideias (e como elas se retroalimentam).

    Ao adentrar a Bienal durante este SPFW, logo nos deparamos com a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02”, onde é possível encontrar fotografias, roupas, objetos e depoimentos de grandes ícones da arte e da moda nacionais. O intuito da mostra é apresentar os processos de criação desses artistas, sejam eles fotógrafos ou estilistas e tentar desvendar como as mentes mais inventivas do Brasil funcionam, além de fazer uma retrospectiva da obra de cada um.

    Exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02” ©Juliana Knobel/FFW

    A atmosfera da exposição dá uma dica do que se pode esperar no restante do espaço ocupado pelo SPFW: uma cenografia escura, com todas as paredes pintadas de preto e papelões reciclados colados em formatos geométricos, dando a impressão de gigantes origamis. Segundo Paulo Borges, CEO da Luminosidade, o objetivo da decoração não é ser lúgubre e sim tirar toda a forma pré-concebida de arquitetura, como entrar no cérebro (e, assim, no universo criativo) dos artistas homenageados.

    Apesar do ambiente assinado pelo Estúdio Árvore lembrar de leve a estética gótica do cineasta americano Tim Burton, a sobriedade é quebrada com o espaço super colorido da Melissa, que nesta edição se encontra no meio do piso térreo da Bienal ao lado dos lounges da GNT e da Risqué, além da Pop-Up Store, a lojinha de objetos e acessórios de desejo  do SPFW, e do restaurante Manioca.

    Os papelões reciclados sob o fundo preto da Bienal ©Juliana Knobel/FFW

    O lounge da Melissa colorindo a Bienal ©Juliana Knobel/FFW

    Os frequentadores do evento são, como o habitual, um show à parte. Jornalistas, fotógrafos, blogueiras, maquiadores, cabelereiros, estudantes de moda ou simples curiosos, todos parecem se esforçar para tirar suas melhores peças do armário. Mesmo em meio à correria, saltos altíssimos dominam os pés das aspirantes à ícone de estilo – e quando os já estabelecidos cânones da moda brasileira passam, é um furor e um número de flashes sem igual.

    Em torno das salas de desfiles se alastram filas de ávidos futuros espectadores. Ao lado dessas filas, repórteres gravam programas de televisão e procuram por celebridades, isso sem contar o tumulto de câmeras clicando a “Fila A”. A realidade é que a efervescência está por todos os redutos da Bienal: pessoas querendo ver, ser vistas e ter acesso às passarelas mais badaladas. A sala de imprensa, inclusive, não foge muito dos padrões de agitação e decoração do resto da Bienal: jornalistas, sempre apressados, correndo com seus computadores e recortando imagens sob um fundo negro com palavras aleatórias pintadas.

    Cenografia do Clube SPFW ©Juliana Knobel/FFW

    Estar presente – trabalhando ou não – no SPFW e andar pelos corredores da Bienal é uma experiência única e quase antropológica. Quem tiver a oportunidade de conferir de perto o evento deve vir com a mente aberta e muita disposição.

    Não deixe de ver
    Phoebe Philo, Saint Laurent e mais: Os looks usados por Margot Robbie em apenas um dia
    Lacoste lança novo tênis Aura com visual retrô inspirado nas quadras da década de 70
    Grupo Kering anuncia Francesca Bellettini como nova CEO da Gucci
    Manolo Blahnik irá realizar exposição e lançará coleção-cápsula inspirada em Maria Antonieta
    Marina Ruy Barbosa elege look vintage da Chanel para o PinaBall em São Paulo
    Matriarca do clã Kardashian-Jenner, Kris Jenner é a nova estrela de campanha da M.A.C
    Christian Louboutin anuncia Jaden Smith como primeiro diretor criativo masculino da marca
    Em produção ousada, Dua Lipa aposta em joias Serpenti da Bvlgari e brilha em Nova York
    Saint Laurent reinventa a Rive Droite com o mais novo Sushi Park Paris; veja os principais detalhes
    Tory Burch leva elegância urbana ao Brooklyn com a mais nova coleção de primavera 2026