Em julho, a venda da Original Hermès Birkin que pertenceu a Jane Birkin gerou um alvoroço significativo no mundo da moda e das artes, sendo arrematada por impressionantes 8,5 milhões de euros. Este evento não apenas destacou a veneração por uma das artistas mais emblemáticas da França, mas também elevou a Birkin a um novo patamar de prestígio, tornando-se a bolsa mais valiosa já leiloada.
Desde então, o interesse global por essas bolsas da Hermès e pela coleção pessoal de Birkin disparou. Levando a Sotheby’s a anunciar um novo leilão com uma bolsa adicional da artista. A peça em questão é conhecida como Birkin Voyageur, nome que remete a uma mensagem pessoal escrita pela própria Jane dentro da bolsa. Esta peça foi um presente da Hermès e faz parte de um grupo seleto de quatro bolsas que a artista utilizou após a venda da sua icônica Original Birkin.
O primeiro leilão aconteceu em 1994 e os fundos foram à uma importante associação francesa no combate à AIDS. Esse gesto gerou uma relação simbiótica entre a artista e a marca, resultando em um total de quatro doações ao longo de sua vida.
Agora, uma dessas quatro bolsas será leiloada em Abu Dhabi no dia 5 de dezembro. Representando uma oportunidade única para os colecionadores adquirirem um fragmento da rica herança deixada por Jane Birkin. A Birkin Voyageur, usada diariamente pela artista entre 2003 e 2007, foi vendida em leilão para beneficiar a Human Rights Association. Desde então, ela permaneceu em uma coleção privada.
Ver essa foto no Instagram
Detalhes especiais
Caracterizada por seu desgaste e marcas pessoais, a Birkin Voyageur tornou-se quase uma extensão da identidade de Jane. O que realmente distingue esta bolsa é um detalhe exclusivo: as fechaduras em ponte que nunca foram vistas em outros modelos da Hermès. Sendo originalmente criadas para o protótipo. Esta peça é singular não apenas pela sua forma, mas também pelas memórias que carrega.
Em preparação para o leilão de 2007, Jane personalizou o interior da bolsa com anotações poéticas escritas à mão e desenhos improvisados nas divisórias internas, segundo o Whoopsee. Aliás, entre suas mensagens mais significativas estão as frases “My Birkin bag” e a assinatura “Jane B”. Acompanhadas por um desenho delicado que representa um nu feminino sutilmente oculto sob o flap da bolsa.
Um dos detalhes mais tocantes é uma dedicatória escrita por Jane: “Mon Birkin bag qui m’a accompagné dans le monde entier” (“Minha Birkin que me acompanhou pelo mundo inteiro”), que inspirou o nome Le Birkin Voyageur.