Um dos espaços que se destaca aqui no Píer é a instalação de pipas no armazém 2. É parte do projeto Bandeirolas Cariocas, comandado pela editora Anna Paula Martins, da Dantes, que fez história na cidade a partir de seu endereço na Dias Ferreira, no Leblon.
A montagem da mostra, no armazém 2 do Cais do Porto
® Priscilla Vilariño/ FFW
“Tudo começou quando Dantes fechou as portas e os papeis de embrulho dos livros vendidos (que eram papeis de pipa) transformaram-se na instalação de uma livraria efêmera montada para o Riocenacontemporânea 2006 na estação Leopoldina”, conta Anna, que desde a infância convive com obras de arte na casa dos pais, colecionadores de pintores concretistas como Aluísio Carvão e Abelardo Zaluar. “Em 1983 meu pai comprou todas as pinturas da instalação de Carvão, sete telas inspiradas em pipas com os belos títulos: Casapipa Lua, Amazônia Arco Flora Pipapaz, Casapipa Pipas, Marcopipa, Casapipa Lua Sol, Pipaporta Casapipa, Pipa Luza, Casapipabalão”, diz.
Em 2010, o projeto está em cartaz no Fashion Rio, a convite da diretora de arte Mari Stockler, e dia 6 de janeiro foi montado também na gráfica Marly, subida do morro da Conceição, para festejar um lançamento de um livro “sem titulo” da Dantes Editora.
As pipas mágicas e lúdicas acalentam ainda alguns sonhos de Anna: ocupar de surpresa algumas ruas e espaços da cidade e transformá-las em livro para apresentar a arte dos padrões gráficos criados em Madureira. Anna não teme as possíveis apropriações por outros profissionais ou mesmo pela moda: “Quero que seja copiado até se tornar autêntico”, diz.
No trabalho, desde a primeira edição Anna atua juntamente com a artista plástica Caro Veiga, que criou um Flickr com as padronagens.
Com o sucesso da montagem aqui no Fashion Rio, Anna conseguiu a atenção também do poder público, e a Prefeitura já pensa em projetos conjuntos com o mundo das pipas para enfeitar as ruas da cidade.
As bandeirolas que devem tomar conta até de algumas ruas do Rio
® Priscilla Vilariño/ FFW