FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jacopo Venturini deixa a Valentino – Reprodução/Divulgação (Valentino)

    Após quatro anos no comando, o CEO Jacopo Venturini se despede da Valentino

    A maison italiana vive uma nova fase criativa e estratégica, além disso, também aposta em Alessandro Michele como rosto da próxima era

    Após quatro anos no comando, o CEO Jacopo Venturini se despede da Valentino

    A maison italiana vive uma nova fase criativa e estratégica, além disso, também aposta em Alessandro Michele como rosto da próxima era

    POR Redação

    A Valentino acaba de passar por uma mudança importante: Jacopo Venturini deixou o cargo de CEO após quatro anos à frente da maison. Dessa forma, a saída, segundo comunicado oficial, foi de comum acordo e motivada por uma pausa pessoal do executivo.

    A movimentação acontece em um momento de transformação para a grife italiana. Em março de 2024, Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci, assumiu o comando criativo da Valentino. Além disso, a primeira coleção assinada por ele será apresentada em Paris, em outubro de 2026 — e, segundo a marca, a confiança no designer é total.

    Por enquanto, a Valentino ainda não anunciou quem vai ocupar o lugar de Venturini. A expectativa é que o nome seja revelado nos próximos meses. Conhecido por seu olhar estratégico e por valorizar o DNA da marca, Venturini já havia trabalhado na maison em outros momentos antes de assumir o cargo de CEO em 2020.

    De acordo com o portal WWD,  durante sua gestão, ele reposicionou a Valentino como uma maison de alta-costura, encerrando a linha Red Valentino e apostando na expansão do varejo em mercados como a China. Também foi responsável pelo projeto Re-Signify, que resgatou os códigos históricos da marca com exposições em Xangai e Pequim.

    Cenário desafiador

    Apesar dos esforços, os últimos números da marca não foram tão animadores. Em 2024, as vendas caíram 3%, totalizando 1,31 bilhão de euros. Já os lucros operacionais recuaram 22%, impactados por custos extraordinários.

    Entretanto, esse cenário acontece em meio à entrada da Kering, que comprou 30% da Valentino em 2023, por 1,7 bilhão de euros. O grupo francês — dono de labels como Balenciaga, Saint Laurent e Gucci — tem a opção de assumir o controle total da marca até 2028.

    Com Luca de Meo chegando à presidência da Kering em setembro, o mercado de luxo segue atento. Há rumores de que Francesca Bellettini, atual vice-CEO da Kering, possa estar cotada para liderar uma nova fase da Valentino — embora outros nomes também estejam sendo especulados, como para a direção da Prada e Ferragamo.

    Não deixe de ver
    Casados! Selena Gomez usa Ralph Lauren em casamento com produtor Benny Blanco
    FFW Sounds: Mateus Fazeno Rock abre espaço para o sonho na quebrada
    Converse x Chet Lo combina uma textura 3D e visual futurista aos sneakers
    De Taylor para Taylor: Swift incorpora legado glamouroso de Elizabeth em novo vinil
    Com visual minimalista, vibe urbana e muita sofisticação, Nike apresenta o novo Nike Shox Z
    80 anos de Gal Costa: O estilo ousado e atemporal da diva da Tropicália
    Adidas Originals se junta à Sporty Rich para lançar coleção esportiva e nostálgica
    Jodie Turner-Smith brilha em red carpet ao usar vestido da Schiaparelli de coleção 2024
    10 anos do Apple Watch Hermès: Marcas se unem e lançam nova coleção comemorativa
    Dakota Johnson chama atenção ao usar vestido ousado da Gucci assinado por Demna