FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Anitta: “Me sinto pronta pra dominar o mundo com esses looks!”

    A artista contou ao FFW tudo sobre o figurino e estética da turnê Baile Funk Experience.

    foto: Gabriela Schmidt

    Anitta: “Me sinto pronta pra dominar o mundo com esses looks!”

    A artista contou ao FFW tudo sobre o figurino e estética da turnê Baile Funk Experience.

    POR Augusto Mariotti

    Anitta está fazendo o mundo requebrar na batida do funk brasileiro com sua tour mundial de “Baile Funk Experience” que resgata a essência da artista.

    Após o impacto da apresentação no Coachella em 2023, o novo show que já passou pelos Estados Unidos, México e América do Sul e Europa tem mostrado um pouco mais da experiência autêntica dos bailes funks brasileiros, mas principalmente o carioca para os gringos.

    Além do repertório, do cenário e coreografias, a moda desempenha papel fundamental na tour através do elaborado figurino. “É um patchwork de ideias e referências opostas criado totalmente em colaboração com a Anitta”, nos conta o stylist Daniel Ueda sobre o figurino que mistura peças icônicas da estética dos anos 2000 e dos bailes como shorts curtíssimos, tops recortados e vazados sobrepostos por harness em couro com rebites e argolas de metal que conferem uma estética ainda mais pop e sensual à imagem final. Detalhe: a maioria das peças do figurino são de marcas e designers brasileiros independentes.

    Para entender mais sobre o processo criativo e as inspirações por trás disso tudo, Anitta conversou com exclusividade com o FFW, direto de Barcelona, onde faz show essa noite (04.07). Leia abaixo a entrevista completa.

     

    Anitta, como foi o processo criativo da tour e do figurino?

    Anitta: Foi uma ideia minha e da minha empresária de tentarmos levar a ambientação do álbum, misturado aos meus visualizers para os palcos. O resultado ficou muito bom. O figurino é assinado pelo Dani Ueda e ele arrasa, né? Ajudou muito a transferir esse universo do funk e dos bailes para o público. 

    Com quem você trabalhou na construção da imagem do show? Como foram essas trocas?

    Anitta: A ‘The Baile Funk Experience’ é resultado do trabalho maravilhoso de muita gente. Contei com a direção criativa do Marcelo Jarosz em mais esse momento da minha carreira… Amo como ele sabe traduzir minhas ideias de uma forma que é pop, artística e com senso de humor. Além disso, o Dani Ueda é responsável pelos looks da tour. Confio muito no olhar dele e amo como a gente se completa nas ideias. 

    Quais foram as suas referências e inspirações para construir esse figurino?

    Anitta: Tomamos como referência a moda que nós usávamos nos anos 2000 e 2010, para curtir os bailes do subúrbio e das favelas cariocas. É um figurino muito sensual, mas de jeito imponente. Tem muito couro, rebites, recortes nas peças… Me sinto pronta pra dominar o mundo com esses looks, sabe?

    foto: fred Othero

    Moda é acima de tudo expressão e comunicação. Que mensagem você queria passar para o público internacional com as roupas do show?

    Anitta: Eu vejo a moda como uma ferramenta que nos ajuda a contar as histórias que são importantes pra gente e para a sociedade como um todo. No meu caso, os looks da turnê ajudam o público a entender a beleza e a força do funk carioca enquanto estética e movimento. 

    Percebemos várias marcas brasileiras no figurino dos shows até agora.Tem alguma peça de roupa ou marca que você acha que define mais essa sua era?

    Anitta: Os shorts curtos são muito icônicos da estética do funk. No figurino da turnê, eles vêm em vários tecidos e texturas diferentes.

    Não deixe de ver
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia
    P. Andrade estreia na Paris Fashion Week com coleção que une espiritualidade, tecnologia e regeneração
    Mistério revelado: Vestido de noiva de Lauren Sánchez é assinado por Dolce & Gabbana
    Havaianas se une a LoveShackFancy para nova linha que reinterpreta clássicos
    AllSaints acelera no grid da moda com coleção em parceria com a Williams Racing
    Bratz anuncia collab com Jean Paul Gaultier e lança linha limitada de bonecas inspiradas na grife
    Farm Rio une moda e sustentabilidade em parceria com mulheres Yawanawa