A marca McQueen, sob a direção criativa de Seán McGirr, apresenta sua nova campanha para o outono de 2025, destacando modelos como Alex Consani, Athiec Geng, Chu Wong e Libby Taverner. A proposta é uma abordagem minimalista, com um fundo cinza que evoca o estilo gótico vitoriano.

A estética da campanha reflete um cenário inspirado em romances clássicos da literatura inglesa. Com os modelos vestindo rendas pretas ou brancas e botas de bico afiado, suas madeixas ao vento. Como se enfrentassem uma tempestade inspirada nas obras das irmãs Brontë.
Sem o tradicional cenário de um pub londrino ou de um castelo galês, os protagonistas da campanha trouxeram à tona figuras icônicas do século 19. Incluindo Oscar Wilde, a artista Vesta Tilley e a pintora americana Romaine Brooks. Essa inspiração se alinha com a intenção de McGirr de captar a tensão entre liberdade e rigor.

“É uma tensão muito real. Baseei-me nas vidas de ícones underground, como Wilde e Tilley, cuja autoexpressão radical era uma extensão de sua arte, permitindo espaço para algo mais expressivo”, afirmou McGirr ao WWD.
Collab e motivos poéticos
O designer também comentou sobre as peças retratadas na campanha: “Elas incorporam as justaposições características da McQueen entre liberdade e forma, combinando alfaiataria afiada com delicado georgette de seda”. A colaboração com a stylist Sarah Richardson, que já havia trabalhado em suas passarelas anteriormente, reforça a conexão entre suas visões criativas e mantém uma consistência visual repleta de motivos poéticos.

Ao discutir a coleção de outono de 2025, McGirr ressaltou que ela está “enraizada na autoexpressão intransigente de pensadores independentes”. Explorando as tensões entre tradição e transgressão. O espírito progressista refletido nesta coleção é especialmente relevante nos dias atuais, diante das questões contemporâneas sobre caráter, identidade, idealismo e gênero”.