Quem entra em uma das lojas da Kiehl´s não imagina que a marca existe há 160 anos. Fundada em 1851, ela inaugurou seu primeiro espaço no Brasil em 2008, com uma loja no shopping Iguatemi, em São Paulo. Ainda que com presença tímida no país, a marca abre sua segunda loja por aqui, no shopping Pátio Higienópolis, também em São Paulo. E a inauguração, que acontece nesta quinta (24.11) faz parte das comemorações de aniversário da Kiehl´s.
Nesta noite, 100% das vendas serão revertidos para a Sociedade Viva Cazuza, que beneficia crianças soropositivas. Desde 1996, a marca já arrecadou mais de US$ 5 milhões em iniciativas filantrópicas. A festa terá DJs e a presença de Paola Orleans e Bragança, embaixadora da grife no Brasil.
A Kiehl´s foi criada por John Kiehl, no bairro de East Village, em Nova York, para atender às necessidades dos moradores do bairro. Oferecia remédios homeopáticos e herbais, além de óleos essenciais, um dos carros-chefe da marca até os dias de hoje. Em 1910 foi comprada pelo herbólogo Irving Morse. E foi seu filho, Aaron, que introduziu duas imagens que se tornaram marcas registradas da Kiehl´s: a Harley Davidson e o esqueleto Mr. Bones, que mostra aos clientes os efeitos que os remédios têm nas diferentes partes do corpo. Aaron tinha o conhecimento passado por seu pai, mas também era louco por esportes de aventura e por pegar estradas com sua Harley. Hoje, a empresa faz parte do Grupo L´Oreal, que também tem Lancôme, Shu Uemura, YSL Beauté, entre outras.
Outra preocupação da marca é com o meio-ambiente. Em 2008, fizeram uma parceria com Brad Pitt para lançar o sabonete líquido Aloe Vera Biodegradable Liquid Body Cleanser, 100% biodegradável cuja renda foi totalmente revertida para uma iniciativa mundial de proteção ao meio-ambiente. Outros produtos com ingredientes 100% naturais são Superbly Restorative Argan Preparations, com noz de argan, produzida por uma comunidade de mulheres das montanhas no Marrocos, e a linha Açaí Damage-Repairing, comercializada por uma comunidade ribeirinha da Amazônia.
Uma filosofia que permanece, além do uso de produtos naturais, é a de “experimente antes de usar”. Por conta disso, é normal ganhar várias amostras em uma visita à loja, uma alternativa da marca à publicidade.
Em tempo: parte do grupo L´Oreal, a Kiehl´s inicia em 2012 um projeto de expansão de atuação no Brasil. Aguardem novidades.