FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB

    120 peças do acervo, entre criações de Lino Villaventura, André Lima, Lorenzo Merlino e outros estilistas brasileiros, se misturam a artistas de diferentes gerações, na FAAP

    A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB

    120 peças do acervo, entre criações de Lino Villaventura, André Lima, Lorenzo Merlino e outros estilistas brasileiros, se misturam a artistas de diferentes gerações, na FAAP

    POR Redação

    Quais as fronteiras da arte e da moda? Quais as práticas artísticas e domínio dos materiais são comuns entre ambos os setores? Essas reflexões servem de start  à nova exposição que o MAB (Museu de Arte Brasileira da FAAP) inaugura nesta quarta-feira (05.04).

    Intitulada “A Poética do Fazer: Moda e Arte”, a expô revela 120 peças de acervo, entre criações de Lino Villaventura, André Lima e Lorenzo Merlino, pinturas de Paulo Almeida e Claudio Tozzi, vídeos de Beth Moisés e Panmela Castro, entre outros artistas e estilistas brasileiros. A exposição apresentará também 2 obras inéditas da artista Teresa Viana que trabalha com feltragens inspiradas na tradição dos povos nômades da Ásia, e serão emprestadas para a ocasião.

    Vestido Andre Lima (acervo MAB)
    “O acervo de moda do museu teve início em 2016 e hoje já temos mais de 320 peças de estilistas brasileiros contemporâneos. Diante disso, decidimos que era a hora de levar a público parte dessa coleção que vem sendo catalogada, acondicionada e preservada para as futuras gerações”, explica Laura Rodríguez, curadora da exposição.

    Denise Pollini, co-curadora, explica que além do vestuário a mostra trará outras peças do acervo de artes visuais do museu. “Queremos colocar em diálogo o fazer e a sua poética na arte e na moda, tensionando os limites de ambas. Para compor esse conjunto, trazemos ainda peças de Wearable Art, movimento da década de 1980 que tratava itens de vestuário como arte para provocar a reflexão sobre suas fronteiras”, acrescenta.

    Vestido Jum Nakao (Acervo MAB)
    Com cenografia de Tito Ficarelli, a exposição é dividida em seis núcleos: Entremear, Justapor, Arquiteturar, Vazar, Estampar e Performar, tendo como fio condutor ações relacionadas ao fazer manual, com o uso do têxtil. Que flerta com a imersão e interatividade. Imperdível, especialmente para ver de perto criações únicas de designers nacionais. 
     
    Período de visitação: 5 de abril a 3 de dezembro 2023
    Horário: Todos os dias, das 10h às 18h, exceto às terças-feiras​.​
    Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis​, São Paulo. ​
    Informações: (11) 3662-7198
    Entrada: Gratuita​. ​
    Não deixe de ver
    Alexander McQueen: a história do designer chega aos palcos da Broadway, em Nova York
    Entre a lei e o feed: por trás da estética da inocência em tempos digitais
    Havaianas e Dolce & Gabbana lançam segunda coleção de chinelos
    Supermodel blond: Bella Hadid estreia novo visual loiro em Cannes
    Lyas: entre o humor e a moda
    Adidas volta a vestir o Brasil nas Olimpíadas, a partir de 2026
    Julia Gastin traz imaginário nacional para a joalheria
    Glenn Martens estreia na alta-costura da Margiela
    Do escritório às ruas: A alfaiataria cinza virou protagonista
    Por que todo mundo está falando de Alaïa?