Nove artistas de renome internacional receberam o convite para reinterpretar digitalmente a bolsa DeVain, uma criação do diretor criativo da Valentino, Alessandro Michele, que fez sua estreia na coleção pre-Fall 2025. Este projeto digital inédito visa explorar a essência da DeVain por meio de histórias visuais experimentais.
A DeVain surge no centro de nove narrativas visuais distintas, servindo como um ponto de partida para uma reflexão sobre a criatividade atual. Reinterpretada através do meio digital como uma forma inovadora de expressão artística. Entretanto, os trabalhos realizados pelos artistas, oriundos de diferentes disciplinas e com perspectivas individuais, resultam em um projeto visual multifacetado e contemporâneo.
O primeiro capítulo desta iniciativa reúne as criações de cinco artistas: Thomas Albdorf, Enter the Void, Paul Octavious, Albert Planella e Tina Tona. As obras dos quatro outros artistas serão reveladas no início de dezembro. Cada artista abordou a DeVain como um símbolo de liberdade criativa e individualidade.
Ver essa foto no Instagram
Thomas Albdorf produziu uma série de videoclipes em estúdio nos quais a bolsa aparece em superfícies espelhadas. Através do jogo de simetria e textura, ele desenvolveu composições esculturais onde a bolsa se multiplica e se transforma. O coletivo Enter the Void utilizou inteligência artificial para criar um mundo surreal e onírico, ambientado em um hotel submerso em um deserto aquático habitado por peixes e bolsas, onde as percepções de espaço e tempo se desfazem.
Reconstrução e personalização
Por outro lado, Paul Octavious fez sua interpretação do retrato clássico. Isso ao incorporar a DeVain em composições digitais animadas e baseadas em IA, inspiradas na arte do século 16. Tina Tona combinou colagem multimídia e animação digital em composições dinâmicas e vibrantes, mostrando a bolsa sob diversas perspectivas em uma mistura de caos e precisão, cor e ritmo. Albert Planella uniu inteligência artificial e cinematografia para contar uma história que oscila entre a consciência e o sonho, segundo o Fashion Network US.
Ver essa foto no Instagram
A DeVain estará disponível a partir da metade de novembro em 27 variações: desde versões monocromáticas em Nappa ou Nappa metálico até opções em denim, crochê de rafia e pelúcia decoradas com cristais coloridos. Ademais, outras versões distintas contém peles preciosas, bordados com fios e contas. Além de combinações com grinaldas florais e veludo.
Por fim, cada clutch inclui uma etiqueta de couro que pode ser personalizada com as iniciais do cliente.